Topo

Única filha de Elizabeth 2ª lamenta morte: 'Sorte em dividir últimas horas'

Princesa Anne se manifesta após a morte da mãe, a rainha Elizabeth 2ª, em texto  - Reprodução/Instagram
Princesa Anne se manifesta após a morte da mãe, a rainha Elizabeth 2ª, em texto Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

13/09/2022 21h56

A princesa Anne, de 72 anos, única filha da rainha Elizabeth 2ª, que morreu na quinta-feira passada (8) aos 96 anos, publicou um texto para lamentar a morte da mãe.

A irmã do rei Charles 3º e dos príncipes Andrew e Edward afirmou que teve a sorte de partilhar as últimas 24 horas da vida da sua mãe. "Foi uma honra e um privilégio acompanhá-la nas suas últimas viagens. Testemunhar o amor e o respeito demonstrado por tantos nestas jornadas têm sido um ato de humildade e animador. Vamos todos partilhar memórias únicas", começou ela.

Em seguida, a princesa fez um agradecimento para todos que demonstraram apoio e se manifestaram nesse momento de luto na família real britânica.

"Ofereço os meus agradecimentos a todos que partilham o nosso sentimento de perda. Com certeza vamos nos lembrar do quanto sua presença e contribuição construíram nossa identidade nacional. Também estou muito grata pelo apoio e compreensão oferecidos ao meu querido irmão Charles, pois ele aceita as responsabilidades adicionais da monarquia. Para a minha mãe, a rainha, obrigada", declarou a princesa.

O corpo da rainha Elizabeth 2ª chegou ao Palácio de Buckingham, em Londres, por volta de 20h do horário local (16h no horário de Brasília) de hoje.

O corpo da monarca chegou a RAF Northolt, base aérea da cidade, por volta das 19h (15h no horário de Brasília), e fez um trajeto de de 22 km de carro até Buckingham, onde está sendo recebido por seus filhos, netos e respectivos cônjuges.

Milhares de súditos acompanharam o cortejo e se reuniram nos portões do palácio. O corpo de Elizabeth foi recebido pelo público sob aplausos.

Minutos antes, o príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle, chegaram ao local para acompanhar uma das cerimônias do funeral ao lado da família real.

Em uma cerimônia privada, o rei se reunirá com sua mulher, Camilla, rainha consorte, seus irmãos, e os netos da rainha Elizabeth.

O caixão da rainha passará a noite no cômodo conhecido como "Bow Room" no Palácio de Buckingham. De acordo com a BBC, o cômodo tem janelas amplas, é bastante iluminado e tem portas que dão acesso direto aos jardins da propriedade.

Além disso, está repleto de tesouros da família real, como poltronas do século 19, um candelabro que pertenceu ao rei George 4º e um conjunto de jantar e sobremesa que pertenceu ao rei George 3º. Era neste cômodo que a rainha costumava receber chefes de estado.

O que acontece depois

Amanhã, durante a tarde, o caixão será transferido do Palácio de Buckingham para o Salão de Westminster. Os populares poderão assistir o cortejo pelo centro de Londres. O

corpo permanecerá em Westminter por quatro dias — e as autoridades esperam que cerca de 400 mil pessoas se despeçam da rainha.

Mais uma vez, a procissão incluirá o rei e membros da família real. As armas serão disparadas no Hyde Park e o Big Ben irá tocar.