Topo

Morre Rainha Elizabeth 2ª aos 96 anos na Escócia

De Splash, em São Paulo

08/09/2022 09h16Atualizada em 08/09/2022 15h16

A rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela estava acompanhada do príncipe Charles, que a sucederá como rei da Inglaterra.

A notícia acontece horas depois de os familiares serem convocados e a notícia sobre a gravidade do estado de saúde ser divulgada ao Parlamento britânico.

Mais cedo, um avião pousou em Aberdeen levando o príncipe William, filho mais velho de Charles. Filhos mais novos da rainha, os príncipes Andrew e Edward também estavam a bordo, segundo a BBC. Há a expectativa de que o príncipe Harry e a esposa, Meghan, cheguem nas próximas horas. Os dois, no entanto, estão viajando separados.

A Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, esposa de William, não desembarcou na Escócia com o marido. Ela ficou no Castelo de Windsor com os filhos George, Charlotte e Louis, que hoje tiveram seu primeiro dia de aula numa nova escola.

O casal vive nos Estados Unidos, mas já estava no Reino Unido cumprindo compromissos, segundo o jornal The Guardian. A publicação afirma que Harry deve chegar primeiro a Balmoral, com a esposa, atualmente em Londres, se juntando a ele posteriormente.

Rainha Elizabeth: A cerimônia da troca da guarda do Palácio de Buckingham foi suspensa no dia em que os médicos da rainha se disseram preocupados com sua saúde - Daniel LEAL / AFP - Daniel LEAL / AFP
Rainha Elizabeth: A cerimônia da troca da guarda do Palácio de Buckingham foi suspensa no dia em que os médicos da rainha se disseram preocupados com sua saúde
Imagem: Daniel LEAL / AFP

A rainha cumpriu um compromisso importante nesta semana. Na terça-feira, Elizabeth 2ª recebeu Liz Truss, nova líder do Partido Conservador, para oficializá-la como nova primeira-ministra do país. Parte do procedimento para assumir o cargo no país é a visita à rainha britânica.

Na quarta-feira, a rainha foi forçada a cancelar uma reunião virtual planejada com ministros depois de ser aconselhada a descansar por seus médicos.

A Rainha Elizabeth 2ª e a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss - Divulgação/REUTERS - Divulgação/REUTERS
A Rainha Elizabeth 2ª e a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss
Imagem: Divulgação/REUTERS

O que acontece agora

Diante da morte da rainha Elizabeth 2ª, seu filho, Charles, será coroado como rei. Em uma das suas últimas disposições, poucos meses atrás, Elizabeth 2ª chancelou que Camilla, segunda esposa do seu filho, possa ser a rainha consorte, título dado à esposa do rei.

Agora, Londres se prepara para a "Operação London Bridge". Essa é a ação do Palácio de Buckingham após a morte da rainha Elizabeth 2ª aos 96 anos. Um memorando já havia revelado os planos oficiais da realeza para o dia da morte da monarca. Os procedimentos foram divulgados pelo site Politico.

Segundo as informações divulgadas, todas as bandeiras dos palácios deverão ficar a meio-mastro dentro de dez minutos. As atividades governamentais ficarão suspensas por dez dias, exceto atividades essenciais.

Como a rainha morreu fora do Palácio de Buckingham — ela faleceu no Castelo de Balmoral, na Escócia — seu corpo deve ser transportado de volta a Londres. Nesse caso, um carro da família real faria o transporte de volta à residência principal da monarca.

Castelo de Balmoral: como é a propriedade da família real na Escócia