Topo

Corpo da rainha Elizabeth chega a Londres; velório aberto vai durar 4 dias

Caixão da rainha Elizabeth deixou a Catedral de St Giles - Reprodução/BBC
Caixão da rainha Elizabeth deixou a Catedral de St Giles Imagem: Reprodução/BBC

De Splash, em São Paulo

13/09/2022 12h42Atualizada em 13/09/2022 15h03

O caixão da rainha Elizabeth chegou a RAF Northolt, base aérea em Londres. A aeronave aterrissou pouco antes das 19h no horário local (por volta das 15h no horário de Brasília).

Cumprindo o desejo da mãe, a princesa Anne acompanhou o corpo da rainha desde a Catedral de St Giles, em Edimburgo.

A população teve uma última oportunidade de manifestar o luto enquanto o carro funerário percorria o caminho para o aeroporto da capital escocesa.

Ontem, após um breve cortejo fúnebre, o caixão da monarca chegou à Catedral de St Giles, onde aconteceu um velório aberto ao público. Segundo a CNN, a primeira pessoa da fila esperou cerca de 12 horas para poder se despedir da rainha, que ficou no poder por 70 anos.

De acordo com a BBC, as dezenas de milhares de visitantes passaram por uma inspeção "ao nível de aeroporto". Não era permitido fotografar e nem filmar a visita.

A princesa Anne observa o caixão da rainha Elizabeth - REUTERS/Hannah McKay - REUTERS/Hannah McKay
A princesa Anne observa o caixão da rainha Elizabeth
Imagem: REUTERS/Hannah McKay

O que acontece depois

O corpo da rainha será levado para o Palácio de Buckingham, onde será recebido pelo rei Charles 3º e por Camilla, rainha consorte.

Amanhã, durante a tarde, o caixão será transferido do Palácio de Buckingham para o Salão de Westminster. Os populares poderão assistir o cortejo pelo centro de Londres. O corpo permanecerá em Westminter por quatro dias — e as autoridades esperam que cerca de 400 mil pessoas se despeçam da rainha.

Mais uma vez, a procissão incluirá o rei e membros da família real. As armas serão disparadas no Hyde Park e o Big Ben irá tocar.

Corpo da rainha Elizabeth 2ª sai em cortejo