Topo

Netos, viagem e cavalo: como foram os últimos meses da rainha Elizabeth 2ª?

Rainha Elizabeth no Castelo Balmoral, na Escócia, no dia 6 de setembro - Jane Barlow - WPA Pool/Getty Images
Rainha Elizabeth no Castelo Balmoral, na Escócia, no dia 6 de setembro Imagem: Jane Barlow - WPA Pool/Getty Images

De Splash, em São Paulo

09/09/2022 04h00

A rainha Elizabeth 2ª morreu ontem, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. A monarca passou os últimos dias de vida no local onde a família costumava usar para dar uma "pausa" da rotina atribulada do reinado.

Nos últimos meses de vida, a monarca reduziu as idas a eventos oficiais da realeza devido à sua saúde debilitada. Ela, porém, não deixou de cumprir com a agenda de trabalho e passou a discutir o futuro do Reino Unido em reuniões presenciais na Escócia.

Splash conta para você como foram os últimos seis meses de vida da rainha Elizabeth. Confira:

Carro de golfe

Em março passado, a monarca recebeu um carro de golfe especializado para facilitar sua locomoção após saúde debilitada pela covid-19.

Segundo o Daily Mail, ela obteve o veículo projetado pelo fabricante Garia em colaboração com a Mercedes-Benz.

O veículo foi feito com rodas de liga leve de 14 polegadas, um para-brisa aquecido, portas intempéries, porta-copos, frigobar, alto-falantes Bluetooth e uma tela de 10,1 polegadas ao lado do volante.

Rainha Elizabeth recebeu carro de golfe para problemas de mobilidade - Getty Images - Getty Images
Rainha Elizabeth recebeu carro de golfe para problemas de mobilidade
Imagem: Getty Images

Conheceu filha de Harry

Em maio, a rainha conheceu sua bisneta Lilibet, filha do príncipe Harry e da duquesa Meghan Markle. O encontro foi no aniversário de um ano da criança, durante as comemorações do Jubileu.

A rainha, no entanto, não permitiu que o encontro fosse fotografado. O The Sun afirmou que Harry e Meghan pretendiam registrar o momento, mas não conseguiram autorização.

Antes disso, desde que Lilibet nasceu, Harry e a duquesa de Sussex estiveram no Reino Unido uma vez, em abril, antes de partirem para os Jogos Invictus, em Haia.

Apesar de terem encontrado a monarca na época, ela não conheceu a bisneta. Só foi conhecê-la no mês seguinte.

Rainha Elizabeth proibiu Harry e Meghan de registrarem seu primeiro encontro com Lilibet - Reprodução/Divulgação - Reprodução/Divulgação
Rainha Elizabeth proibiu Harry e Meghan de registrarem seu primeiro encontro com Lilibet
Imagem: Reprodução/Divulgação

Faltou em cerimônia militar

A Rainha Elizabeth 2ª não compareceu a uma tradicional cerimônia militar pela primeira vez desde que assumiu como líder da monarquia britânica há 70 anos. A Trooping the Colour é realizada anualmente no dia 2 de junho, data de aniversário da coroação da monarca.

A monarca designou que os filhos Charles — o novo rei do Reino Unido — e Anne, além do neto William, participassem do desfile militar. Durante o evento, ela ficou assistindo e acenando de longe para os fãs.

Rainha britânica Elizabeth dentro de carro ao comparecer a show de cavalos em Windsor - RREUTERS/Toby Melville - RREUTERS/Toby Melville
Rainha britânica Elizabeth dentro de carro ao comparecer a show de cavalos em Windsor
Imagem: RREUTERS/Toby Melville

Mudança de look

A rainha Elizabeth 2ª resolveu mudar o visual no último mês de junho. Abandonando os famosos cachos, a monarca adotou fios mais curtos para o verão na Europa, mas o tradicional volume permaneceu.

As imagens do novo corte de cabelo da monarca foram compartilhadas na página oficial do Instagram da família real.

Ignorou médicos

Cerca de nove meses após ser orientada a parar de montar a cavalo, a rainha Elizabeth 2ª voltou a praticar seu principal hobby, no fim de junho, no castelo de Windsor.

"A rainha sentiu muita falta de suas cavalgadas nos últimos nove meses", disse uma fonte ao The Sun.

"Ela só vinha passeando nos jardins de Castelo de Windsor com o carrinho de golfe na companhia dos corgis. Voltar a cavalgar é um ótimo sinal após todas as preocupações com a saúde dela. Fazer isso aos 96 anos é um feito notável", completou.

Rainha Elizabeth anda a cavalo nos jardins do Castelo de Windsor em 2006 - Max Mumby/Indigo/Getty Images - Max Mumby/Indigo/Getty Images
Rainha Elizabeth anda a cavalo nos jardins do Castelo de Windsor
Imagem: Max Mumby/Indigo/Getty Images

Aparição pública

Em julho, a monarca fez uma rara aparição pública em virtude de seus problemas de locomoção. Ela fez uma visita ao Thames Hospice, em Maidenhead, na Inglaterra.

A majestade esteve acompanhada da filha, a princesa Anne, e foi filmada cumprimentando os pacientes do centro de internação.

Ida para Escócia

Pensando em descansar, a rainha Elizabeth 2ª deixou o Palácio de Buckingham, no Reino Unido, no dia 21 de julho, com destino ao Castelo de Balmoral, na Escócia, para curtir as férias de verão ao lado da família.

Assim, o Palácio de Buckingham passou a reorganizar a agenda de compromissos da rainha para que trabalhasse pouco e tivesse mais tempo com a família.

Rainha Elizabeth 2º viajou para castelo na Escócia - UK Press via Getty Images - UK Press via Getty Images
Rainha Elizabeth 2º viajou para castelo na Escócia
Imagem: UK Press via Getty Images

Chamada de atenção nos netos

A monarca proibiu que os bisnetos George e Charlotte, filhos do Príncipe William e Kate Middleton, jogassem seu jogo favorito em encontros da família real britânica. A informação foi dada pelo Príncipe Andrew, de 62 anos.

De acordo com o Daily Star, Andrew contou a nova regra da monarca ao se deparar com uma caixa do jogo, o Monopoly. Ela ficava incomodada com a brutalidade das crianças com o brinquedo.

"Não podemos mais jogar Monopoly em casa", disse ele, em meio a risos. "A coisa fica violenta demais", completou.

Príncipes George, Louis e Charlotte no desfile Trooping the Colour, parte das comemorações do jubileu de platina da rainha Elizabeth 2ª - Samir Hussein/WireImage - Samir Hussein/WireImage
Príncipes George, Louis e Charlotte no desfile Trooping the Colour, parte das comemorações do jubileu de platina da rainha Elizabeth 2ª
Imagem: Samir Hussein/WireImage

Visitas políticas

Na última terça-feira (6), a rainha Elizabeth 2ª recebeu a visita da nova primeira-ministra Liz Truss no castelo para uma reunião. O encontro formalizou Truss como nova comandante do governo do Reino Unido no lugar de Boris Johnson.

A reunião, no entanto, se tornou o centro das atenções e despertou preocupação com a saúde da rainha nos fãs da família real. Os registros fotográficos do encontro mostraram a rainha com hematoma roxo na mão direita.

Além da nomeação de Truss, o ex-primeiro-ministro Boris Johnson também viajou para Escócia no mesmo dia para fazer uma despedida formal da monarca.

"O honorável deputado Boris Johnson teve uma audiência com a rainha esta manhã e apresentou sua renúncia como primeiro-ministro e primeiro lorde do Tesouro, que Sua Majestade teve o prazer de aceitar", disse o Palácio de Buckingham em comunicado.

Após os encontros com os políticos, o Palácio de Buckingham comunicou que a rainha não iria mais presidir novas reuniões nos próximos dias para que ela pudesse descansar.