Topo

Rainha Elizabeth 2ª morre 25 anos após princesa Diana

Rainha Elizabeth no casamento de Princesa Diana e Príncipe Charles; elas morreram em um intervalo de 25 anos - Wally McNamee/Corbis via Getty Images
Rainha Elizabeth no casamento de Princesa Diana e Príncipe Charles; elas morreram em um intervalo de 25 anos Imagem: Wally McNamee/Corbis via Getty Images

De Splash, em São Paulo

08/09/2022 15h53Atualizada em 09/09/2022 10h54

A rainha Elizabeth 2ª morreu na tarde de hoje, aos 96 anos. O anúncio foi feito nas redes sociais da família real britânica às 14h30 no horário de Brasília.

A morte da monarca mulher mais longeva da história vem exatos 25 anos e oito dias após a trágica perda da princesa Diana, figura que também possuía forte apelo popular e gerou enorme comoção.

A Princesa Diana morreu aos 36 anos vítima de um acidente de carro em Paris, na França, após uma tragédia ocorrida no dia 31 de agosto de 1997 no túnel da Ponte de l'Alma.

Ela estava sendo seguida por paparazzi e acompanhada do namorado, o herdeiro egípcio milionário Dodi Al-Fayed, de um guarda-costas e do motorista. Al-Fayed e o condutor do veículo morreram na hora, e Diana morreu horas mais tarde, no hospital. O guarda-costas foi o único sobrevivente.

Ainda que a morte de Lady Di tenha ocorrido há décadas, há incógnitas e teorias da conspiração que rondam o caso. A Polícia Metropolitana de Londres declarou que a situação foi um "trágico acidente" após 16 meses de investigação, mas algumas questões foram investigadas sem sucesso. Outras têm respostas ambíguas.

1 - Jane Barlow/Pool via REUTERS - Jane Barlow/Pool via REUTERS
Rainha Elizabeth 2ª conhece a primeira-ministra do Reino Unido, na última terça-feira (6)
Imagem: Jane Barlow/Pool via REUTERS

Morte de Elizabeth 2ª

Elizabeth havia sido colocada em observação médica na manhã desta quinta-feira (8) e seus familiares imediatos foram informados e viajaram até o Castelo de Balmoral, na Escócia, local que ela escolheu para morrer após chegar para as férias de verão em 21 de julho.

No poder há 70 anos, a rainha vinha apresentando problemas de saúde. Em outubro do ano passado, ela passou a noite no hospital e precisou ficar em repouso. Elizabeth também foi diagnosticada com covid-19 em fevereiro, quando já estava vacinada. Meses depois, ela revelou que ficou "muito cansada e exausta" após contrair o vírus.

Seu último compromisso público foi na terça-feira (6), quando nomeou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss. Nas fotos do encontro, foi possível ver que a rainha tinha hematomas nas mãos. Pela primeira vez na história, a cerimônia foi realizada em Balmoral. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados por ela no palácio de Buckingham, em Londres.

Elizabeth deixa quatro filhos, de seu relacionamento de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu no ano passado: Charles, herdeiro do trono, Anne, Andrew e Edward.

Rainha Elizabeth 2ª