Topo

Sandy e Junior notificam Ecad por registro de música sem aprovação da dupla

Sandy e Junior nos bastidores do último show da turnê "Nossa História", em 2019, no Rio - Manuela Scarpa/Brazil News
Sandy e Junior nos bastidores do último show da turnê 'Nossa História', em 2019, no Rio Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

De Splash, em São Paulo

11/08/2022 18h17Atualizada em 18/08/2022 13h52

O gestor das obras fonográficas de Sandy e Junior Lima entrou hoje com uma notificação contra a Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes) e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) por um registro de um fonograma que indicava os cantores como intérpretes em 6 de agosto de 2022.

De acordo com a assessoria de imprensa da cantora, nenhum fonograma foi registrado por seu escritório sob o título "Pra Ter o Seu Amor". O registro foi descoberto por fãs da dupla que passaram a especular uma nova parceria entre os irmãos. Caso a música fosse lançada, seria a primeira inédita da dupla em 16 anos.

O registro teria sido feito no sistema do Ecad sem o conhecimento de Sandy, Junior ou os gestores de suas carreiras. Na notificação, os irmãos pedem a retirada imediata de tal registro.

Splash procurou o Ecad, que informou que vai seguir as orientações da Abramus sobre o caso. Sete dias depois da notificação da dupla, o registro foi removido do site do Ecad.

"A associação de música Abramus e o Ecad informam que, em acordo com os representantes dos cantores e compositores Sandy e Júnior, o fonograma 'Pra ter o seu amor' foi removido do Ecadnet. O cadastro deste fonograma datava da década de 1990 e não havia qualquer registro da execução pública dessa música, o que significa que jamais houve qualquer rendimento de direitos autorais para os titulares cadastrados."

ecad - Reprodução/Ecad - Reprodução/Ecad
Fonograma registrado no Ecad seria de música inédita de Sandy e Junior
Imagem: Reprodução/Ecad

Após a publicação do caso, a assessoria de Sandy também emitiu uma nota oficial sobre o caso.

"Referente à matéria publicada hoje, a assessoria de imprensa da cantora Sandy reitera que nenhum fonograma foi registrado por seu escritório sob o título "Pra Ter o Seu Amor", tampouco qualquer música inédita em parceria com seu irmão, Junior Lima. O gestor responsável por todos os registros de obras fonográficas tanto de Sandy quanto de Junior Lima já notificou a Abramus (órgão responsável pelos registros de ambos os artistas ao Ecad), bem como o próprio Ecad, pedindo a imediata retirada de tal registro, bem como apuração sobre o ocorrido."

Leia na íntegra a nota do Ecad

O Ecad informa que irá seguir as orientações da associação Abramus, responsável pelos cadastros musicais dos artistas Sandy e Júnior, com relação ao cadastro do fonograma "Pra ter o seu amor" no site Ecadnet. O Ecad não realiza qualquer tipo de cadastro ou alteração cadastral na base de dados da gestão coletiva, mas administra o site e concluirá o pedido no fim de semana.

Em relação à exibição da data de publicação e lançamento no site Ecadnet, o Ecad constatou que houve um erro na atualização do site. A data de registro deste fonograma, que estava em branco, foi preenchida com a data da atualização de carregamento do site (06/08/2022). O site Ecadnet é utilizado pelo Ecad para disponibilizar informações do seu banco de dados ao público, reunindo os cadastros feitos nas associações de música por compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, que são os titulares de obras musicais e fonogramas.