Topo

ANÁLISE

Programação 'refém' da igreja Universal? Por que SBT venceu ibope da Record

Colaboração para Splash, em São Paulo

03/08/2022 04h00

Após a RecordTV registrar seu pior ano de audiência com os realities "Power Couple" e "Ilha Record", a emissora também perdeu a vice-liderança no ibope para o SBT.

A coluna de Ricardo Feltrin revelou que o canal de Silvio Santos terminou julho com 3,7 pontos, enquanto a Record marcou 3,6. Desde setembro de 2020 a emissora não perdia para o SBT em São Paulo.

O "Central Splash" analisou o que levou o SBT a ultrapassar a audiência da RecordTV.

Para a colunista Aline Ramos, uma das principais razões é a queda da Record na faixa noturna, com as novelas religiosas e os realities exibidos sempre no fim da noite.

Obviamente a Record precisa de faturamento e a fonte dele é a igreja Universal, que interfere diretamente no conteúdo da programação. Os realities vão ao ar tarde por uma questão de 'ter baixaria' e assuntos 'que podem chocar toda a comunidade religiosa'. É muito ruim um canal de televisão ficar refém de uma igreja, sendo que não é uma emissora religiosa.

O também colunista Lucas Pasin destacou que a grade de programação da RecordTV está "desanimadora", ao passo em que o SBT não tem medo de apostar em mudanças.

É difícil assistir as novelas da Record e acompanhar um reality atrás do outro também. São programas sempre iguais e estou desanimado com a Record. Já no SBT, o Silvio Santos muda tudo muito rápido. A emissora tem essa coisa de ver o que não está funcionando e mudar.

'Central Splash'

Comandado por Chico Barney no YouTube (e no TikTok e no Twitter) de Splash, o "Splash Show" de quarta cresceu, ganhou um novo nome e uma faixa em horário quase-nobre só para ele. No "Central Splash", de segunda a sexta-feira, sempre às 18h, o colunista se junta aos colegas Aline Ramos e Lucas Pasin para discutir tudo o que está bombando nos realitys shows, TV e na vida das celebridades e subcelebridades.