Topo

Cantora Kelis acusa Beyoncé de usar sample seu sem autorização

Cantora Kelis acusa Beyoncé de usar sample sem autorização - Reprodução/Instagram
Cantora Kelis acusa Beyoncé de usar sample sem autorização Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em Pernambuco

28/07/2022 18h56Atualizada em 28/07/2022 19h02

A cantora Kelis, estrela de R&B/hip-hop do início dos anos 2000, acusou por meio de comentários do Instagram a cantora Beyoncé de usar sem permissão um sample de uma música de 1999, "Get Along With You", em "Energy", música de seu novo álbum "Renaissance", que deve ser lançado amanhã, mas vazou dois dias antes.

Em resposta a uma postagem da conta de fã no Instagram, Kelis usou seu perfil de culinária para falar a respeito do assunto.

"Não é uma colaboração, é um roubo", escreveu ela em um comentário.

Em outro comentário, ela falou com mais detalhes.

"Minha mente também está impressionada porque o nível de desrespeito e total ignorância de todas as 3 partes envolvidas é surpreendente. Eu ouvi sobre isso da mesma forma que todo mundo ouviu. Nada é o que parece, algumas das pessoas neste negócio não têm alma ou integridade e enganam a todos", declarou.

Na música, um sample é geralmente um recorte de algum trecho de uma música já conhecida, que é usado para criar uma nova melodia. A canção foi gravada para o álbum de estreia de Kelis, com a colaboração dos The Neptunes, Pharrell Williams e Chad Hugo.

kelis - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Kelis acusa Beyoncé de roubar sample
Imagem: Reprodução/Instagram

Kelis também afirma que não foi notificada antes do anúncio do álbum e descobriu sobre a inclusão do sample na faixa do novo álbum de Beyoncé como todos.

A canção em questão de Kelis, "Get Along With You", está em seu álbum de estreia, em parceria com os Neptunes (Pharell Williams e Chad Hugo).

Kelis já falou anteriormente sobre não ser devidamente compensada por seu trabalho inicial com os Neptunes.

"Achei que era um espaço seguro bonito, puro e criativo, mas acabou não sendo nada disso", disse ela em entrevista ao The Guardian em 2020. "Disseram-me que iríamos dividir a coisa toda 33/ 33/33, o que não fizemos", ela também disse na época, acrescentando que foi "descaradamente enganada".