Topo

Tony Bellotto conta por que ouve música clássica na 'hora H'

Colaboração para Splash, em São Paulo

20/07/2022 04h00

Luiza Possi e Tony Bellotto estão saindo da caixa nesta semana. Em meio à música e risadas, algumas revelações musicais - pessoais também. Quem imaginaria que Tony, compositor de vários dos sucessos do Titãs, escolheria uma canção de Beethoven para um momento mais íntimo? Ou, que para "sair da caixa" ele elegeria um sertanejo?

"Quando um certo alguém, cruzou o teu caminho e mudou a direção". Apesar do repertório vasto de músicas escritas por ele, Tony contou à Luiza que na hora de lembrar de uma pessoa especial, é um clássico de Lulu Santos que ele curte ouvir: "Eu amo essa música."

No quadro "Uma Música para Cada Momento", Tony contou para Luiza as músicas que embalam determinados momentos da sua vida.

  • Música para namorar? "Gosto de Blues. Blues de Robert Johnson, qualquer um."
  • Para bombar na caixa de som? "Should I Stay or Should I Go", de The Clash."
  • Música para curtir no fone de ouvido? "Jazz".

Agora, na hora de contar para Luiza Possi sua escolha para 'hora H', um estilo ainda não falado no programa: "Um clássico, música erudita, um Beethoven.

O menino da porteira

Já que é para sair da caixa, Tony preparou uma versão diferenciada de "O Menino da Porteira", de Sérgio Reis e regravado por Daniel.

"Eu vi milhões de músicas a vida inteira, mas tem algumas músicas que me pegam muito, especialmente de um jeito afetivo. Tony Bellotto

Nascido em São Paulo, Tony cresceu em Assis, no interior, onde seus pais eram professores universitário: "Quando comecei a me interessar por música, eu já ouvia rock, Roberto Carlos, Mutantes, Rita Lee, mas tinha um tipo que era a sertaneja, que me cativava", revelou ele que gostava não só do tom, mas da melancolia que ela carregava.

Menino da Porteira é uma música que me marcou muito naquela época. Era uma música que tem uma força descritiva e narrativa tipo "Faroeste Caboclo", do Renato Russo. Ela conta a história com uma precisão, uma história triste. Então essas músicas são as que vão mais lá no fundo. Tony Bellotto

Sai da Caixa: Os bastidores da gravação com Tony Bellotto e Luiza Possi

O "Sai da Caixa" é o programa musical do Canal UOL e vai ao ar todas às quartas-feiras, sempre às 14h30. Nessa temporada, Luiza Possi ainda vai receber Leonardo Gonçalves, Paulo Ricardo e Gabi Martins.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui