Topo

Jottapê sobre mortes em 'Sintonia': 'É como perder um membro da família'

Jottapê é Doni em "Sintonia" - Helena Yoshioka/Netflix
Jottapê é Doni em 'Sintonia' Imagem: Helena Yoshioka/Netflix

De Splash, em São Paulo

15/07/2022 04h00

"Sintonia", série idealizada por Kondzilla para a Netflix, acaba de ganhar uma terceira temporada com um final que deixou muitos fãs aflitos. Mas eles não são os únicos preocupados com os rumos do trio formado por Doni (Jottapê), Nando (Christian Malheiros) e Rita (Bruna Mascarenhas).

Em entrevista a Splash, o trio de protagonistas confessou que ainda não quer pensar em um fim visto que a parceria deles de quase quatro anos rolou forte também fora das telas.

"Construímos uma família tanto nos bastidores como na série. Cada personagem que a gente perde é mais um membro da família que a gente está perdendo", confessa Jottapê.

ATENÇÃO: a partir daqui o texto traz spoilers. Não continue se não quiser saber o que acontece.

Na temporada anterior, a morte do barbeiro Rivaldinho (Jefferson Silvério), gêmeo de Jaspion (Júlio Silvério) causou um baque em toda a comunidade da Vila Áurea, principalmente para MC Doni que tinha os irmãos gêmeos como parceiros nos bastidores de seus show.

Nessa temporada, quem sai de cena é Formiga (MC M10), que mesmo fora do crime acaba preso. No Instagram, Bruna Mascarenhas mostrou a gravação da última cena do ator e MC para a série e o clima de despedida nos bastidores. Rita e Formiga formam um casal em "Sintonia".

"A gente cria uma conexão não só com nossos colegas de cena como com nossos personagens. Pode passar um ano, dois anos, a gente se encontra de novo para gravar e é a mesma conexão. Vai deixar saudades", admite a atriz ao pensar no final da série.

A Netflix ainda não confirmou oficialmente a quarta temporada de "Sintonia", mas de acordo com a cena final existe gancho para a continuação.

trio - Helena Yoshioka/Netflix - Helena Yoshioka/Netflix
Christian Malheiros, Bruna Mascarenhas e Jottapê são Nando, Rita e Doni em 'Sintonia'
Imagem: Helena Yoshioka/Netflix

Crime, sexo e política

Christian Malheiros, o Nando, está cada vez com mais responsabilidades no crime. E, junto com os compromissos, vem também o medo, principalmente depois que a família aumentou. Sheila (Júlia Yamaguchi) dá a luz o segundo filho do casal nessa temporada. Para o ator, o desejo é que seu personagem consiga deixar o crime, mas ele sabe que é um caminho difícil.

"Dá até para sair do crime, mas talvez o crime não saia de você. Fica esse dilema. Jogo para todo mundo. Será que é possível sair do crime? Tem casos, mas o Nando já está em um lugar onde ele sabe de muita coisa", admite.

Apesar disso, Christian sabe seu papel de protagonista na série e tenta pensar positivo. "Eu sempre quero pensar que ele vai tomar outro rumo, porque ele é um cara muito inteligente e sagaz."

Longe da Vila Áurea, Doni experimenta o auge da fama, mesma trilha já percorrida por Jottapê, que nasceu e cresceu na Brasilândia —bairro periférico de São Paulo— e hoje faz sucesso no funk.

"Eu vivo até hoje os dois lados, e tudo que está ali acontece mesmo. Até coisas mais simples, mostrando como são as sessões no estúdio para criar as músicas, até quando um artista rouba a música do outro", conta.

O ator ri quando questionado sobre o sexo com fãs e baladas, algo que está sendo mostrado pela primeira vez nessa temporada. "Acontece, a gente gosta de uma baguncinha. A gente trabalha com isso, também tem que aproveitar", despista.

Em ano de eleição, "Sintonia" conversa com a realidade ao trazer Rita como candidata à vereadora. Voz da comunidade, a personagem de Bruna Mascarenhas entra em conflito com sua fé por causa da disputa.

"Nosso intuito não é levantar uma bandeira, mas a Rita entra justamente nesse dilema. Ela está representando a igreja, só que tem certos valores da igreja que ela não concorda. Ela está muito alinhada com o jovem da periferia e quer representar o universo que domina ela."

Ciente do público jovem que assiste à série, e meses depois de uma forte campanha dos artistas estimulando jovens de 16 anos a tirar o título de eleitor, Bruna sabe que pode influenciar. "Esse dilema dela que vai ser importante ser ressaltado e falado principalmente em ano de eleição. Um ano que é tão importante e decisivo para nós."