Topo

De exibição de cena de estupro a racismo: as polêmicas da Jovem Pan News

Adrilles Jorge, ex-BBB e comentarista, foi protagonista de uma das tantas polêmicas da Jovem Pan News Imagem: Reprodução/YouTube

De Splash, em São Paulo

13/07/2022 11h06Atualizada em 13/07/2022 20h18

Há quase nove meses no ar, a Joven Pan News tem colecionado polêmicas — e a mais recente delas aconteceu na noite de ontem.

Durante o "Jornal Jovem Pan", por volta das 20h30, foi exibido o vídeo que mostra o anestesista Giovanni Quintella Bezerra, 32 anos, preso por estupro na segunda-feira (11), colocando o pênis na boca de uma paciente, que está dopada para o nascimento do próprio bebê. A imagem foi transmitida sem tarjas ou filtros.

Em comunicado, a Jovem Pan negou que teria feito "apologia ao estupro e à violência contra a mulher" e que "adotou os cuidados necessários para exercer o trabalho de informar e preservar os direitos da vítima".

Exibir uma cena de estupro em rede nacional não foi, porém, a primeira vez em que a emissora se envolveu em uma polêmica. Entre os assuntos problemáticos, já surgiram alegações sobre nazismo, racismo e xenofobia.

Relembre algumas polêmicas envolvendo a Jovem Pan News:

Saudação nazista

Gesto de Adrilles Jorge foi interpretado como saudação nazista Imagem: Reprodução

Em fevereiro, a Jovem Pan News demitiu o ex-BBB e comentarista político Adrilles Jorge após ele fazer um gesto interpretado como saudação nazista, que é crime. Em nota, o Grupo Jovem Pan disse repudiar qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias e que os comentaristas têm liberdade para emitir opiniões, desde que dentro dos limites da lei.

Com a repercussão do episódio, Adrilles negou que o gesto tenha relação com o nazismo e disse que estava apenas dando "tchau". Após 40 dias, ele voltou a ser contrato pela emissora. Segundo Ricardo Feltrin, colunista de Splash, toda a demissão foi fake e ele continuou recebendo no tempo que ficou afastado.

Fala antissemita

Jose Carlos Bernardi em discussão com Amanda Klein no "Jornal da Manhã", da Jovem Pan Imagem: Reprodução/Jovem Pan News

O jornalista José Carlos Bernardi causou polêmica ao comentar sobre o desenvolvimento da Alemanha em discussão com a jornalista Amanda Klein no "Jornal da Manhã".

"Quem dera o Brasil chegar aos pés do desenvolvimento alemão", disse ela durante o debate. Bernardi respondeu dizendo que a Alemanha ficou rica por matar e assaltar judeus após a Segunda Guerra Mundial. As falas de José Carlos Bernardi foram criticadas nas redes sociais. Amanda Klein também se posicionou sobre as declarações do colega em publicação no Twitter.

Racismo

A comentarista Zoe Martinez no programa da Jovem Pan "Morning Show" Imagem: Reprodução / YouTube

Zoe Martínez fez um comentário racista ao se referir a Neguinho da Beija-Flor. A fala dela aconteceu no programa "Morning Show" — ela disse que o sambista é "negro que na escuridão a gente só vê a gengiva".

Os convidados debatiam sobre racismo estrutural quando falavam sobre o termo também considerado racista usado por Nelson Piquet para se referir a Lewis Hamilton — em vídeo de entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, o ex-piloto chama Hamilton de "neguinho".

Xenofobia

Liliane Ventura Imagem: Divulgação/TV Gazeta

A jornalista Liliane Ventura, apresentadora do programa "Linha de Frente", no canal Jovem Pan News, fez uma live em seu canal no YouTube para responder o comentário feito por Paola Carosella no podcast "Dia Cast". A ex-jurada do "MasterChef" (Band) afirmou não gostar de se relacionar com eleitores de Jair Bolsonaro, por considerá-los "escrotos" e "burros".

Apoiadora declarada do presidente, Liliane se mostrou ofendida com as palavras de Paola e declarou que ela - que é argentina de nascença e vive no Brasil desde 2001 - não deveria opinar sobre a política do país e deveria ter mais 'respeito' pela nação que a acolheu.

Guerra na Ucrânia

O vídeo era uma cena do jogo 'ARMA 3' em que um avião é atacado por mísseis Imagem: Reprodução

Ao noticiar a invasão russa à Ucrânia, a Jovem Pan News usou um vídeo que mostra um avião sendo atingido por mísseis — mas as imagens, na verdade, são do game "ARMA 3".

Na Jovem Pan, a imagem foi exibida enquanto comentaristas analisavam a situação — entre eles, o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Jogadores logo repararam na confusão, que acabou virando piada nas redes sociais.

Jornalista demitida

A jornalista Mariana Fanti foi demitida da Jovem Pan por comer chocolate ao vivo Imagem: Reprodução

No dia 23 de dezembro, a jornalista Mariana Fanti não percebeu que já estava no ar e apareceu na transmissão do "Jornal da Manhã" comendo um pedaço de chocolate. O programa não é transmitido na televisão; apenas no rádio e nos canais digitais da Jovem Pan News.

Ela foi contratada em maio de 2021 como apresentadora e editora executiva do Jornal da Manhã 2ª Edição. Depois, passou a comandar os programas Headline News e Top of the Hour. Porém, foi demitida após o episódio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De exibição de cena de estupro a racismo: as polêmicas da Jovem Pan News - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade