Topo

Encolher barriga, não beijar: Pituxita revela regras para paquitas em livro

Ana Paula Almeida, a Pituxita, contou detalhes dos bastidores das paquitas - Reprodução/Instagram
Ana Paula Almeida, a Pituxita, contou detalhes dos bastidores das paquitas Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

07/07/2022 13h29Atualizada em 07/07/2022 13h31

Ana Paula Almeida, a Pituxita, está lançando um livro sobre sua experiência como paquita da Xuxa e, nele, revelou várias regras que as assistentes da apresentadora deveriam seguir nos palcos e fora dele.

Os bastidores do "Xou da Xuxa" (TV Globo), na época, eram liderados por Marlene Mattos, que vigiava atentamente tanto Xuxa quanto as dançarinas. No livro "Pituxita Bonequinha - Minha Vida de Paquita", Ana Paula conta que o manual das paquitas previa "disciplina em tudo, durante 24 horas".

"Não frequentar boates, bares e festas fechadas ou não; não sair à noite; não ter namorado ou paqueras; não beijar na boca (nunca); nunca sair desacompanhada dos pais; andar sempre com a barriga encolhida; frequentar aulas de etiqueta", lista a ex-paquita, citando as regras que as jovens deviam seguir à risca. Além disso, elas deviam tratar bem os fãs, ser pontuais, e ler bastante.

Na obra, Ana Paula conta que, apesar do glamour, a rotina das paquitas era como a de um soldado.

"Vestíamos roupas de soldadinhos e tínhamos uma rotina que incluía aulas de dança e canto, e obrigatoriamente, tínhamos que ter boas notas na escola, além de cuidar muito bem da nossa aparência", diz.

Pituxita também relembra um romance secreto com Rafael Ilha, ex-Polegar e conta que desabafou sobre o romance com Xuxa: "Foi com a Xuxa que eu abri meu coração. Nós estávamos apaixonados e nosso namoro, se é que assim se pode dizer, não era nada convencional. Namorávamos por cartas. Rafael foi meu namorado de um beijo só", escreve. Outro romance notório, porém, com o jogador de futebol Romário nos anos 90, ficou de fora do livro.

Em fevereiro deste ano, a ex-paquita foi absolvida da acusação do ex-marido, José Roberto Barbosa, na Justiça. Ele movia contra ela uma ação por denunciação caluniosa.