PUBLICIDADE
Topo

Apresentadora da GloboNews detona Nelson Piquet: 'Racista'

Aline Midlej chamou Nelson Piquet de racista no Jornal das Dez (GloboNews) - Reprodução/GloboNews
Aline Midlej chamou Nelson Piquet de racista no Jornal das Dez (GloboNews) Imagem: Reprodução/GloboNews

De Splash, em São Paulo

30/06/2022 08h20Atualizada em 30/06/2022 09h55

Aline Midlej, apresentadora do "Jornal das Dez" (GloboNews) não tentou usar eufemismos ao se referir a Nelson Piquet, que usou um termo racista ao se referir a Lewis Hamilton.

Ao noticiar o fato, a jornalista disse que a produção procurou a assessoria de Nelson Piquet, mas não teve resposta. "Mas ele, como racista que foi e que é, recebeu a resposta que merecia", disse Aline, se referindo à nota divulgada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

"E com uma classe, a resposta, claro, que ele nunca terá, com certeza. E neste dia do Orgulho LGBTQIA+ vamos focar em mudar a mentalidade, como disse Lewis Hamilton na resposta ao racismo do Nelson Piquet", concluiu a apresentadora.

Entenda

O ex-piloto Nelson Piquet usou um termo considerado racista para se referir a Lewis Hamilton ao comentar um acidente entre o britânico e Max Verstappen no Grande Prêmio de Silverstone, na temporada de 2021 da Fórmula 1.

Em vídeo de entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, Piquet chama Hamilton de "neguinho" ao comparar os acidentes envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990, na largada do GP do Japão, e o que ocorreu 31 anos depois, no GP da Inglaterra.

O trecho da entrevista foi publicado pelo canal Enerto, especializado em automobilismo, e repercutiu nas redes, com críticas ao tricampeão, que teve a fala apontada como racista.

O termo quando usado de maneira pejorativa ou com a intenção de ofender é considerado racista.

Após a FIA, a Fórmula 1 e a Mercedes repreenderem a aspa do ex-piloto brasileiro, Hamilton respondeu Piquet em português. "Vamos focar em mudar a mentalidade", escreveu no Twitter. O piloto inglês continuou sua resposta e disse que a mentalidade de Piquet é arcaica.

É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação. Lewis Hamilton