Topo

Apresentador faz piada homofóbica e chama ex-jogador Richarlyson de 'bicha'

O apresentador Ender Love no programa "Vida Alheia" - Reprodução / Band Paraná
O apresentador Ender Love no programa 'Vida Alheia' Imagem: Reprodução / Band Paraná

De Splash, em São Paulo

24/06/2022 16h10

Durante a edição de hoje do programa "Vida Alheia", da Band Paraná, o apresentador Ender Love se referiu ao ex-jogador Richarlyson de maneira depreciativa e foi apontado nas redes sociais como bifóbico — termo relativo à repulsa ou preconceito contra a bissexualidade.

Ao comentar a notícia de que o ex-meio-campista e hoje comentarista do Grupo Globo revelou pela primeira vez sua bissexualidade — atração romântica ou sexual voltada tanto a homens e mulheres, ou por mais de um sexo ou gênero —, ele disse não acreditar na sexualidade de Richarlyson e também fez comentários homofóbicos contra a torcida do São Paulo — time que Richarlyson defendeu de 2005 a 2010.

"Deixa eu falar uma coisa para você, Richarlyson: Mexerica sente cheiro de mexerica de longe! Essa história de bissexual no mínimo é 'bicha'. Ah, Richarlyson, para! Ninguém está te criticando se você é hétero, mas eu não acredito na bissexualidade. Eu, ponto. Mas está aí, ele disse que tirou um peso das costas. Imagine isso no vestiário, o trabalho que dava? Ele era do São Paulo? Diz que é a única torcida do Brasil que não briga, porque ao invés de brigar eles ficam vendendo Mary Kay, Jequiti, Avon na arquibancada. Tá aí o Richarlyson, disse que não é gay, que é bissexual. Produção, isso é pegadinha, não é? É fake news!", disse o apresentador.

Associadas a estereótipos de comportamento ligados à promiscuidade e à infidelidade, pessoas bissexuais, ou seja, que se relacionam com pessoas independentemente do gênero, são frequentemente invisibilizadas ou têm a sexualidade colocada em xeque. Essa é apenas uma das características da bifobia.

Acompanhando a repercussão de sua fala, Ender Love publicou um vídeo no Instagram se desculpando. Ele disse que, por ser um homem gay, sente o preconceito na pele.

Hoje eu fiz um comentário um tanto quanto desagradável a respeito da classe LGBTQIA+, da qual eu faço parte e sinto o preconceito todos os dias na pele.

"Sou um homem gay sim, defendo e sempre defenderei a causa. A minha causa LGBT vai estar sempre tatuada no meu coração. Se errei, meu perdão para quem se sentiu ofendido. Errar é humano, e saber pedir perdão é para poucos. Estou aqui passando para falar para você que foi um erro da minha parte, mas que eu sempre lutarei por qualquer tipo de causa. A vida do Ender Love no meio LGBTQIA+ não começou agora, começou lá em 2004", afirmou.

O apresentador, porém, só citou o nome de Richarlyson uma única vez, no final do vídeo — sem abordar a bifobia apontada em comentários nas redes sociais.

Foi um comentário infeliz, então eu peço desculpas a toda a torcida do São Paulo, ao Richarlyson e a todo mundo. Podem contar comigo, que eu sim luto contra o preconceito porque sofro com ele na pele todos os dias.

Splash também procurou, via assessoria de imprensa, a Bandeirantes, mas não obteve resposta até a publicação desta nota. Assim que houver retorno, o texto será atualizado.