Topo

Paul McCartney já morreu? Os mitos e verdades do beatle de 80 anos

Paul McCartney lança "McCartney III" - Mary McCartney / Divulgação
Paul McCartney lança 'McCartney III' Imagem: Mary McCartney / Divulgação

Luiza Stevanatto

Colaboração para Splash, em São Paulo

18/06/2022 04h00

Hoje é aniversário de Paul McCartney! O eterno beatle completa 80 anos em ótima forma, fazendo até parecer que já morreu e tem outro em seu lugar. E não é que Paul já foi alvo de uma teoria da conspiração que diz exatamente isso?

Nos anos 60, uma lenda urbana se espalhou pelo mundo: McCartney teria morrido em um acidente de carro em 1966 e, secretamente, substituído nos "Beatles" por um sósia. Segundo o boato, os outros integrantes teriam espalhado mensagens subliminares sobre a morte de Paul nos encartes e letras de músicas da banda.

Um exemplo seria a capa do álbum "Abbey Road" que, segundo a teoria, representaria a procissão do funeral de Paul, que é o único com os pés descalços na imagem. O cigarro na mão direita do músico, que é canhoto, e a placa do fusca estacionado ("LMW", que seria sigla para "Linda McCartney Widow" ou "Linda McCartney Viúva", e "281F", uma adaptação de "If 28" — idade que supostamente Paul teria se estivesse vivo na época) também foram mencionados como "evidência" de que Paul morreu.

Claro que a história não passa de uma invenção. Macca está vivíssimo e na ativa.

Vitalidade nos palcos

Acumulando 65 anos de carreira, Paul segue literalmente dando um show nos palcos em suas apresentações. Os espetáculos do músico costumam ter mais de três horas de duração e suas turnês rodam o mundo, passando inclusive pelo Brasil. Macca esteve pela última vez no país em 2019, com a turnê "Freshen Up", com ingressos esgotados no Allianz Parque, em São Paulo, e no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

Ele acaba de concluir a passagem da turnê "Get Back" pelos Estados Unidos e, claro, não para por aí. No próximo sábado, Paul será a atração principal do festival Glastonbury, na Inglaterra, posto que compartilha com artistas contemporâneos como o rapper Kendrick Lamar e a cantora Billie Eilish, "headliners" das outras datas do evento.

Colaborações inusitadas

Falando em artistas contemporâneos, Paul não tem medo de experimentar e colaborar com artistas mais novos e com sons diferentes do seu. No Grammy de 2006, McCartney se juntou a Linkin Park e Jay-Z para uma performance que juntou as músicas "Numb/Encore", da banda de rock, e "Yesterday", dos Beatles.

Em 2015, Paul mostrou novamente sua versatilidade em "FourFiveSeconds", lançada em parceria com Rihanna e Kanye West. O rapper e o músico também juntaram forças na faixa "Only One".

Já em 2021, lançou um disco de remixes do seu último álbum. "McCartney III Imagined" conta com a participação de artistas como Beck, St. Vincent, Anderson .Paak (mais conhecido pela dupla com Bruno Mars no projeto Silk Sonic), Phoebe Bridgers, Blood Orange, Damon Albarn (Blur, Gorillaz) e Josh Homme (Queens of the Stone Age).

Produção a todo vapor

Macca não congelou seu (grande) repertório no tempo e continua lançando projetos inéditos. O álbum "McCartney III", por exemplo, foi gravado em sua casa durante a pandemia do coronavírus. O músico tocou todos os instrumentos e comandou a produção do disco, lançado em 2020.

"Foi muito bom poder tocar música, criar música e colocar os pensamentos e medos e esperanças e amor na música. [...] [O álbum] meio que me salvou, devo dizer, durante os três ou quatro meses que levaram para produzi-lo", contou, em entrevista para a revista Rolling Stone.

No mesmo ano, Paul se juntou a Ringo Starr na música "Here's to the Nights", parte de um projeto do também ex-beatle. Além de Paul, o coral de vozes que canta com Ringo ainda inclui nomes como Finneas, Sheryl Crow, Chris Stapleton, Lenny Kravitz, Ben Harper, Dave Grohl e Corinne Bailey Rae.

As novidades do astro, porém, não se restringem a novos álbuns ou músicas. Em novembro do ano passado, o dono do hit "Live and Let Die" lançou o livro "Paul McCartney: As Letras" (Belas-Letras). A obra traz discussões do cantor com o poeta irlandês Paul Muldoon sobre as 154 composições de Paul como membro dos "Beatles", da banda "Wings" e como artista solo. O livro também inclui fotografias inéditas, rascunhos, pinturas e mensagens escritas à mão.

Presença nas redes sociais

Ativo nas redes, Paul McCartney coleciona seguidores. No Facebook, são mais de 8 milhões. No Instagram, quase 4 milhões. O músico também marca presença no TikTok desde 2020, onde seus vídeos já foram curtidos mais de 1,8 milhões de vezes. Até dancinha na rede social, que é febre entre os jovens, já rolou.

"Inteirão"

Além de demonstrar entusiasmo e energia em sua carreira, McCartney também mantém uma aparência jovial e animada. Segundo ele, a rotina nos palcos é "revigorante". Será essa a fonte da juventude?

Quando perguntado por um jornalista da revista "The New Yorker" sobre o porquê de continuar na ativa, Paul foi direto em sua resposta:

Eu planejo continuar vivendo. Essa é a ideia principal. Paul McCartney