Topo

Participante de reality do 'Mais Você' se desculpa ao vivo após blackface

De Splash, em São Paulo

23/05/2022 10h16

Anderrupson, participante do "Jogo de Panelas", do "Mais Você" (TV Globo) se desculpou após fazer blackface em um dos jantares do reality. Ana Maria Braga chegou a interromper a exibição do quadro para que uma especialista explicasse porque a atitude é errada.

No programa de hoje, os cinco participantes foram tomar café presencialmente com a apresentadora. Anderrupson comentou sobre o episódio, e disse que foi "um golpe duro" ser taxado de racista quando não é. Ele disse que errou inconscientemente e leu um pedido de desculpas ao vivo.

"Bom dia Brasil, gostaria de aproveitar o espaço hoje para me desculpar com todos vocês. Pratiquei blackface sem o mínimo conhecimento do que estava praticando. Não vim aqui me vitimizar, pois não sou a vítima, fui agressor, inconsciente, mas fui", iniciou.

Quero me solidarizar com todos que sofrem com o racismo no mundo. E aqui deixo um adendo: para o racismo não deve haver livre-arbítrio e sequer politicamente correto, deve ser combatido de forma intolerante. Você que me assiste agora, não permita nenhuma prática racista em sua casa, evento, ou qualquer outro local. Pergunte se a pessoa tem conhecimento de qualquer ato racista e mesmo assim quiser justificar, coloque-o porta para fora. Não deixe o racismo entrar. Anderrupson

Blackface

O episódio aconteceu no último jantar, que teve tema inspirado na África. Os participantes foram vestidos a caráter, mas Anderrupson decidiu pintar o próprio corpo para simular a pele negra — prática racista conhecida como blackface.

Ana Maria Braga pausou a exibição do quadro, chamou uma especialista no tema para explicar o erro e advertiu o participante Anderrupson: "A gente está tentando esclarecer aqui para que isso não ocorra nas festas, nos lugares em que você for. É um comportamento que não deve mais se repetir".

A professora e jornalista Rosane Borges explicou a atitude de Anderrupson no 'Jogo de Panelas'. #MaisVocê pic.twitter.com/NnYEELFven

-- TV Globo (@tvglobo) May 20, 2022

O participante Felipe, anfitrião do jantar e homem negro, também se pronunciou: "O Anderrupson estava muito legal, mas mais uma vez ele traz a ingenuidade, né? Não precisa se pintar de negro. A gente não brinca de ser negro, a gente é de verdade. A gente tem toda uma história e isso é muito sofrido".

Rosane Borges, a jornalista chamada pelo programa para explicar a questão, afirmou: "Foi um recurso muito utilizado pela aristocracia escravagista que fazia da técnica do blackface uma forma de estereotipar, de negar a humanidade das pessoas negras".

"Esse esclarecimento é parte da essência do nosso programa, e é bom para todo mundo aprender. Dito isso, acho que tem um monte de gente que não percebe ainda. Mas tá na hora, né? Já está tão dito isso, prestar atenção no outro, respeitar o outro", completou Ana Maria Braga.