Topo

Tratando síndrome que afeta audição, Mariana Rios planeja novo show

Mariana Rios planeja turnê e EP para 2022 - André Nicolau
Mariana Rios planeja turnê e EP para 2022 Imagem: André Nicolau

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

10/04/2022 04h00

Mariana Rios, de 36 anos, está animada para retornar aos palcos, algo interrompido pela pandemia da covid-19 em março de 2020. Agora, ela planeja o lançamento de uma nova turnê, que promete mesclar músicas autorais e covers. Nem mesmo o tratamento contra Síndrome de Meniére, distúrbio que pode afetar a audição da artista em momentos de crise, atrapalha os planos da mineira.

Em crise há cerca de três meses, ela faz uso de medicações para controlar o momento de pico e diminuir os sintomas. O Meniére pode causar labirintite, zumbido na audição e, em alguns casos, perda da audição. Há quatro anos, em um pico de estresse, Mariana perdeu cerca de 30%, mas isso não prejudica sua audição de forma geral, apenas em momentos específicos.

"Quando estou nos meus momentos de crise, escuto um chiado, um zumbido. Me atrapalha porque dificulta ouvir uma nota, um agudo, um grave... Também tem a labirintite, mas vou contornando essas situações. Não pretendo, nem nunca vou sentar e cruzar os braços. Vou encarar do jeito que preciso. Saio muito cansada dos ensaios pela questão da tontura, mas 'vambora'".

Mariana Rios - André Nicolau - André Nicolau
Mariana Rios já atuou em produções da TV Globo e Netflix
Imagem: André Nicolau

No repertório do show, que deve estrear em junho, músicas que recordam a adolescência e juventude da artista, mesclando ritmos e destacando brasilidade. Os fãs podem esperar hits de Lulu Santos, Tim Maia, Alceu Valença, Skank e Banda Eva, além nomes internacionais, como Alanis Morissette, Alicia Keys e Queen.

"Sempre idealizei e quis fazer esse show. A minha proposta é fazer um show muito para cima, divertido, dinâmico, no qual as pessoas vão dançar bastante", adianta ela, que também vai divulgar um novo EP, que ainda tem nome em segredo.

Junto do show, terá o lançamento do meu novo EP, que são músicas autorais. Uma delas eu compus há dez anos e nunca gravei. Guardei para o momento certo e sinto que esse momento chegou

Mariana ainda promete muita performance, algo que adquiriu durante passagem pelo "Show dos Famosos", da TV Globo, em 2021. "Com o 'Show dos Famosos', descobri um novo lado. Agora, eu tenho vontade de dançar no palco, de me montar mais, de fazer uma caracterização maior, uma coisa grandiosa. Esse show tem balé e muita dança", explica.

Outros projetos

2022 vai ser um ano de focar na música, mas Mariana não pretende abandonar a atuação. Ela, inclusive, participou recentemente da série "De Volta aos 15", da Netflix. Nas próximas semanas, vai gravar um novo longa no Rio de Janeiro, também para o streaming.

"Estava com saudades de atuar. Quando recebi o convite da Netflix, fiquei super feliz. Achei a produção grandiosíssima, elenco super legal e a personagem bem diferente de mim. [A gravação] foi durante a pandemia, tivemos outros cuidados a serem tomados quando você está no set", relembra.

Eu vou para o Rio, fico uns dois meses rodando um longa. Depois, vem o show e o EP. Várias coisas acontecendo. Não vou parar em 2022. Já estou morta com farofa, Jesus Cristo

Mariana Rios - André Nicolau - André Nicolau
Mariana Rios é autora do livro 'Basta Sentir'
Imagem: André Nicolau

Durante a pandemia, aliás, Mariana aproveitou para escrever seu primeiro livro, "Basta Sentir". O livro de autoajuda aborda momentos da vida da artista para auxiliar os leitores a conquistar seus sonhos.

"Mergulhei nas minhas memórias afetivas, nas coisas que tinham acontecido comigo, de momentos que passei, de como conquisto meus desejos, tanto emocionais, como materiais, como saio de um lugar de sofrimento e consigo mudar para um lugar de gratidão. Essa é a grande chave do nosso caminho de entendimento", reflete.

Mariana acredita que a arte é uma forma de curar dores por meio da criatividade. "A gente tem que tirar o foco da dor e das coisas ruins. Você tem que passar por aquilo, sentir e deixar ir embora. Não adianta ficar martelando no mesmo. A vida é uma montanha-russa. Uma hora a gente está embaixo, mas depois está em cima", pensa.

"Teve um momento que estava bem triste, longe de todo mundo, sentei ao piano e escrevi 'Bastar Sentir Deus' (EP lançado em 2021). A música é uma arte. Estava na pandemia, triste e escrevi um livro, escrevi poemas. Vamos sair desse lugar de tristeza", completa.

'Me sinto muito realizada'

Aos 36, Mariana explora diferentes vertentes artísticas, apesar de ter maior visibilidade na atuação. Durante o papo com Splash, ela conta que não sente falta de ter maior reconhecimento em outras esferas, como na música.

"Me sinto muito realizada. Não sinto falta de ser mais reconhecida de um lado. Está tudo certo. Às vezes, a nossa ansiedade nos atrapalha, mas tudo acontece na hora certa. Não tem como você determinar, é o seu trabalho, é o dia a dia, é o que você precisa passar no momento. Eu estou onde gostaria de estar agora e onde mereço estar agora... Meu trabalho me fez chegar até aqui. Se eu quiser algo mais, eu tenho que entender o melhor caminho, não são as pessoas em volta", conta.

Mas ela frisa que ainda tem desejos, pois quando alguém para de sonhar "se torna um morto-vivo". "O sonho maior já foi alcançado quando tive a oportunidade de estar na TV, de passar no teste de Malhação. Esse era o sonho maior. Sou uma pessoa reconhecida pelo trabalho, isso me traz muita satisfação e felicidade. As outras coisas são sonhos do dia a dia", finaliza.