Topo

Lolla 2022: qual a ligação de Doja Cat com produtor acusado de estupro?

Doja Cat vem ao Brasil pela primeira vez para o Lollapalooza e tem carreira marcada por controvérsia - Rich Fury/Getty Images
Doja Cat vem ao Brasil pela primeira vez para o Lollapalooza e tem carreira marcada por controvérsia Imagem: Rich Fury/Getty Images

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

24/03/2022 04h00

Doja Cat desembarca pela primeira vez no Brasil para ser uma das principais atrações da primeira noite do Lollapalooza no Autódromo de Interlagos. Febre no TikTok e emplacando hit atrás de hit desde 2020, a cantora também tem sua trajetória marcada por uma parceria controversa.

Qual a ligação de Doja Cat com Dr. Luke, famoso produtor americano acusado de estupro?

Velho contrato

Doja começou a produzir suas próprias músicas e publicá-las online ainda na adolescência, chamando a atenção de grandes produtores. Um deles foi Dr. Luke, responsável pela Kemosabe Records, gravadora com quem Doja assinou seu primeiro contrato, ainda aos 17 anos.

Dr. Luke é o responsável por produzir grandes sucessos de nomes como Kelly Clarkson, Shakira, Miley Cyrus e Katy Perry. Ele também foi quem apresentou ao mundo Kesha, uma das maiores artistas do pop na última década.

yhyty - Frederick M. Brown/Getty Images - Frederick M. Brown/Getty Images
O músico e produtor Dr. Luke trabalhou com vários nomes do pop
Imagem: Frederick M. Brown/Getty Images

Acusação de estupro

Foi justamente Kesha que denunciou o que viveu nas mãos do produtor. Segundo o processo que a cantora abriu contra ele em 2014, Luke a assediou, agrediu e estuprou, gerando traumas psicológicos constantes para a cantora.

O produtor negou as acusações e ainda impediu por anos que Kesha fosse liberada do contrato que havia assinado com ele anos antes, nos mesmos moldes de Doja. Em 2020, a cantora ainda foi condenada a pagar quase R$ 2 milhões a Luke sob a alegação de tentativa de difamação por ter dito que ele teria estuprado Katy Perry.

rthyt - Getty Images - Getty Images
Kesha ganhou o apoio de várias estrelas contra Dr. Luke
Imagem: Getty Images

Onde entra Doja?

Desde que o incidente com Kesha veio a público, diversos artistas manifestaram solidariedade à cantora. Lady Gaga, por exemplo, até prestou depoimento a favor de Kesha no tribunal. A figura de Dr. Luke passou a ser rejeitada no mundo da música, mas ele não parou de trabalhar.

Com contrato ainda vigente com a gravadora dele, Doja Cat teve alguns de seus maiores hits produzidos por Luke, como é o caso da faixa "Say So", que atingiu o primeiro lugar nas paradas americanas.

uju67i - Kevin Winter/Getty Images for MTV - Kevin Winter/Getty Images for MTV
Doja Cat no MTV EMA 2020
Imagem: Kevin Winter/Getty Images for MTV

Seu mais recente álbum, "Planet Her" (2021), também conta com Dr. Luke na produção, mas a cantora diz que pretende se afastar do produtor o máximo possível.

Eu não trabalho com ele há um bom tempo. Sei que tem músicas pelas quais ele está creditado. E tanto faz. Não acho que precise trabalhar com ele novamente no futuro.

Doja em entrevista a "Rolling Stone" no ano passado