Topo

Marcelo VIP: quem é o golpista que enganou famosos e criticou Wagner Moura?

Weslley Neto

De Splash, em São Paulo

22/03/2022 04h00

Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido como Marcelo VIP, criticou recentemente o ator Wagner Moura durante entrevista ao podcast "Inteligência Ltda". Ele demonstrou revolta após o artista dizer que Marcelo "roubou a pensão de velhinhas".

"Felizmente não tive esse prazer de conhecê-lo", iniciou, para, em seguida, criticar a atuação de Wagner Moura que, segundo ele, "não retrata ninguém bem". O ator interpretou Marcelo no filme "VIP's", lançado em 2011.

"Ele é um idiota. Tirou isso da cabeça dele, ou sei lá se alguém falou para ele. Não tenho [essa imputação criminosa] na minha ficha pregressa. Aí já me irritei com ele e ele fez mal meu papel", contou.

Os golpes de Marcelo envolveram famosos e tornaram-se conhecidos nacionalmente após uma entrevista realizada em 2001.

Guitarrista e herdeiro de companhia aérea

Nascido em Maringá (PR) e com parte da infância vivida em Curitiba, Marcelo Nascimento da Rocha passou parte de sua infância em Curitiba. Em entrevista à revista Trip em 2011, ele conta que perdeu o pai durante a adolescência.

A reportagem apontou que Marcelo já assumiu 16 identidades falsas. Entre elas, o golpista também já se passou por policial, olheiro da seleção brasileira de futebol, produtor do Domingão do Faustão, líder do PCC e repórter da MTV.

Entre os golpes mais famosos nas décadas de 1990 e 2000, Marcelo fingiu ser guitarrista da banda Engenheiros do Hawaii e também por um dos diretores da empresa de aviação Gol.

Ele se passou por Henrique Constantino, filho do dono da companhia, durante um evento em Recife. Ele chegou a sustentar a farsa durante uma entrevista a Amaury Jr. em 2001.

"Quando descobri a farsa, fiquei chateado. Mas ele não enganou só a mim, enganou todos. Depois fiquei fascinado pelos personagens que ele encarnou. Foi 'tragicômio', mas não podemos glamorizar o que ele fez", disse o então apresentador da RecordTV em entrevista ao jornal Extra.

Segundo o relato, Marcelo fez amizade com Ricardo Macchi no evento, o que também lhe permitiu ser apresentado aos outros famosos presentes no local.

Preso pela Polícia Federal

Durante o "Inteligência Ltda", Marcelo VIP também lembrou o momento em que foi detido pela Polícia Federal no Rio de Janeiro. A abordagem policial aconteceu em 2001, logo após o evento em Recife.

Na ocasião, segundo contou, ele estava acompanhado pelo ator Marcos Frota e pela atriz Carolina Dieckmann, e ambos ficaram chocados após sua prisão. Ele alugou um jatinho para fazer uma "cortesia" aos famosos, o que chamou a atenção dos policiais.

Marcelo cumpriu pena por estelionato e obteve permissão para responder aos crimes em regime semiaberto em 2014. Em entrevista ao programa "Pânico", da Jovem Pan, ele afirmou que dá palestras sobre técnicas de persuasão e defesa contra golpes atualmente.