Topo

Colegas de Paulinha Abelha na Calcinha Preta achavam que ela estava grávida

Breno Boechat

De Splash, no Rio

18/03/2022 11h43

Pouco mais de uma semana antes do dia 16 de fevereiro, quando foi internada em Aracaju, Paulinha Abelha já havia comentado com colegas da banda Calcinha Preta que vinha sentindo enjoos e tonturas.

Paulinha morreu no último dia 23 de fevereiro, aos 43 anos. Segundo laudo médico, a cantora apresentava quadros de meningoencefalite, hipertensão craniana, insuficiência renal aguda e hepatite. Um outro documento relatou que foram encontradas 16 substâncias no corpo da cantora, com anfetaminas e barbitúricos.

Para os amigos mais próximos, o mal-estar frequente era um indício da realização de um sonho: a cantora finalmente estaria grávida, depois de muitas tentativas.

É o que conta Daniel Diau, parceiro de banda por mais de 20 anos, em entrevista exclusiva a Splash. Ele relembra a noite anterior à internação, quando a colega relatou o mal-estar no podcast "PodPah".

No podcast a gente achava que ela estava grávida, porque eram sintomas de gravidez. Eu dei graças a Deus, porque o sonho dela era ser mãe.

Daniel Diau, em entrevista a Splash

as - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Danel, Silvânia, Paulinha e Bell em um dos últimos shows da Calcinha Preta com Paulinha Abelha
Imagem: Reprodução/Instagram

Segundo Daniel, Paulinha havia feito tratamento para engravidar, o que justificava a suspeita dos amigos de banda. Na viagem a São Paulo para a entrevista, a cantora vomitou algumas vezes. "O cheiro da comida não estava fazendo bem a ela", diz o colega.

Minha esposa disse a ela: 'Você faz um teste de gravidez, se não for você aproveita e vai em um médico aqui'. Ela disse que faria quando chegasse em Aracaju.

sds - Reprodução - Reprodução
Daniel Diau, da Calcinha Preta, fala sobre Paulinha Abellha em entrevista a Splash
Imagem: Reprodução

Ele conta que foi surpreendido, no dia seguinte, ao saber que a amiga havia sido internada direto em uma UTI: "Quando eu cheguei no ônibus para viajar eu descobri que a Paulinha estava internada. Eu não entendi nada".

'Paulinha, me diz o que eu faço?'

Apesar do luto, Daniel, Silvânia Aquino e Bell Oliver querem transformar a dor em força para seguir com a banda. E Paulinha segue com eles, mesmo que sem estar presente: "Para nós ela não morreu. Vai estar sempre aqui, representada com a abelhinha", emociona-se Diau, ao falar de uma das homenagens que o grupo fez à cantora.

Além da imagem de uma abelha na logomarca, Paulinha também será lembrada para sempre por uma canção que leva seu nome. Ainda em vida, ela ganhou de um fã uma homenagem em forma de música, em uma versão de "Without You", de Harry Nilsson, que fez muito sucesso também na voz de Mariah Carey.

asda - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Daniel Diau e Paulinha Abelha eram amigos há mais de 20 anos
Imagem: Reprodução/Instagram

O refrão "Paulinha, me diz o que eu faço. Paulinha, você se casou" fez de "Paulinha" um dos maiores hits da Calcinha Preta. A música acaba ganha uma nova versão, relançada ontem em mais um tributo à antiga companheira.

Na última segunda-feira, no primeiro show que a banda fez após a morte de Paulinha Abelha, Daniel não conteve a emoção com a canção feita para a amiga. "Quando eu comecei a cantar e vi que ela não estava no palco, eu me engasguei logo", relata.

E para dar sequência ao legado de Paulinha na Calcinha Preta, a banda prepara o lançamento de um DVD que ainda conta com a participação da cantora: "A gente segue em frente, com dor no coração, saudade grande, mas ainda tem muita coisa bacana para levar ao público".