Topo

Flávia Alessandra celebra debate sobre menstruação em 'Red'

Flávia Alessandra dubla a mãe Ming Lee em "Red - Crescer é Uma Fera", nova animação da Pixar - Reprodução/Instagram/Pixar/Divulgação
Flávia Alessandra dubla a mãe Ming Lee em 'Red - Crescer é Uma Fera', nova animação da Pixar Imagem: Reprodução/Instagram/Pixar/Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

16/03/2022 04h00

No ar no "Domingão com Huck" como uma das integrantes do quadro "Acredite em Quem Quiser", a atriz Flávia Alessandra também está no elenco de vozes nacionais de "Red - Crescer é Uma Fera", nova animação da Pixar já disponível no Disney+. Ela dubla a personagem Ming Lee, mãe da protagonista, e celebra não apenas a relação entre as duas, mas o fato de o filme romper com estereótipos sobre os tabus da adolescência e como eles devem ser tratados em família.

No filme, acompanhamos a história de Meilin Lee, uma garota de 13 anos dividida entre continuar sendo uma filha obediente e o caos da adolescência. Sua mãe, superprotetora e um pouco autoritária, nunca está muito longe, e junto às mudanças no corpo e nos interesses da jovem, algo especialmente constrangedor acontece: ela se transforma em um urso panda vermelho gigante.

"Quando veio a notícia de que eu seria essa mãe, fiquei muito empolgada" conta Flávia Alessandra em entrevista a Splash. "Nos testes, nunca temos acesso ao filme todo, apenas a algumas pílulas. Eu já havia conseguido ver um pouco de quem seria esta personagem, e saí empolgadíssima. Eu precisava fazer essa mãe, porque ela é uma personagem cheia de nuances e curvas, seria uma delícia dublá-la."

Menstruação, adolescência e tabus

A atriz explica que a transição de Mei da infância para a puberdade e a relação entre ela e a mãe foram particularmente especiais para ela, que tem duas meninas: a mais nova, Olívia, de 11 anos, acaba se identificando bastante com a história da animação.

"[A minha filha] está nessa fase, nesse momento. Então, foi um reconhecimento muito grande."

O filme aborda esse tema tão importante que até então era tabu. Ele fala de menstruação, do despertar do feminismo e dessa transição. Senti essa relação tão grande por conta da minha filhota.
Flávia Alessandra, atriz

Para Flávia Alessandra, filme 'Red - Crescer é Uma Fera' ajuda a romper tabus sobre menstruação e transformações da puberdade  - Pixar/Divulgação - Pixar/Divulgação
Para Flávia Alessandra, filme 'Red - Crescer é Uma Fera' ajuda a romper tabus sobre menstruação e transformações da puberdade
Imagem: Pixar/Divulgação

Flávia recorda de uma cena específica que a emocionou bastante durante as dublagens.

"Como todos da Disney, ele tem esse ponto de emoção que toca na ferida. Há uma cena de forte emoção, que a minha personagem volta à infância e relembra de certos momentos. Eu chorei horrores para dublar, eu chorava compulsivamente e falava 'Gente, essa cena é linda, meu Deus do céu'. Eu me envolvi muito."

Abre-alas

'Red - Crescer é Uma Fera': a adolescente Mei Lee, de 13 anos, se transforma em um urso panda vermelho gigante quando fica muito empolgada (o que, para uma adolescente, acontece quase sempre) - Pixar/Divulgação - Pixar/Divulgação
'Red - Crescer é Uma Fera': a adolescente Mei Lee, de 13 anos, se transforma em um urso panda vermelho gigante quando fica muito empolgada (o que, para uma adolescente, acontece quase sempre)
Imagem: Pixar/Divulgação

Aos 47 anos, a eterna Cristina de "Alma Gêmea" celebra o fato de o filme ser um caminho de abertura para que ela possa dialogar com mais tranquilidade com a filha e as amigas dela a respeito de puberdade.

"É muito interessante fazermos esse caminho de conversa que 'Red' abre, e do qual posso fazer parte com [elas], que passam justamente por essa leva de emoções."

A atriz continua:

As pessoas têm medo dessa conversa, de falar sobre menstruação, absorvente, tamanhos, modelos. E esse filme é um abre-alas desse movimento tão necessário e feminista que se cria no sufoco.

"Esse é sempre o melhor caminho do aprendizado", reflete. "Através da comédia ou da emoção. E o filme traz essas duas vertentes."

Ritual de preparação

Já disponível no catálogo do Disney+, "Red - Crescer é Uma Fera" é o primeiro longa-metragem da diretora e animadora sino-canadense Domee Shi, vencedora do Oscar de 2019 de melhor curta animado pelo encantador "Bao" — do qual Flávia também é superfã:

"É o meu curta eleito da vida. Quando eu vim para este filme, fiquei sabendo que é da mesma diretora, e bateu uma emoção tão forte que eu fiz até um ritual. Durante o tempo que eu fiquei em São Paulo dublando, fiquei hospedada em um hotel, e pedia bao todos os dias. O diretor me recomendou um restaurante e eu comia todos os dias como um ritualzinho para entrar no processo e começar a fazer a dublagem."