Topo

Pixar lança 3ª animação direto no Disney+; streaming substituirá cinema?

Colaboração para Splash, em São Paulo

10/03/2022 14h53

Após ter a estreia nos cinemas cancelada, a nova animação da Pixar "Red: Crescer é uma Fera" chega diretamente ao catálogo do Disney+ nesta sexta-feira (11). O filme é dirigido pela chinesa Domee Shi, vencedora do Oscar de Melhor Animação em Curta-Metragem por "Bao", em 2019.

Na nova história, que é o seu primeiro longa-metragem, a protagonista é uma adolescente de 13 anos chamada Meilin Lee que se transforma em um panda enorme e vermelho a partir de suas diferentes emoções, como felicidade, tristeza ou estresse, o que é uma metáfora ao período da puberdade.

Essa é a terceira animação que a Pixar decide lançar diretamente no Disney+, streaming lançado pela gigante do cinema durante a pandemia de covid. O primeiro foi "Soul" (2020) e o segundo "Luca" (2021).

O Splash Show de hoje (11) comenta as especulações de que funcionários da Pixar não têm curtido esse esquema de lançamento e aponta o que pode estar por trás dessa estratégia.

Renata Boldrini, da Ingresso.com, explica que inicialmente o lançamento de filmes, animações e séries no streaming era mesmo uma estratégia para atrair assinantes para o novo catálogo.

A pandemia veio com um lançamento do streaming deles, então tinham que trazer algo com um peso muito grande. A estratégia de lançar direto no streaming foi para mostrar que tinham coisas incríveis e inéditas lá.

Segundo Renata, no entanto, o streaming não está nem perto de substituir a experiência cinematográfica.

Por todas as declarações que eu vejo de executivos da Disney, eu acho que eles prezam muito pelo cinema e não querem engolir a experiência desse ambiente que é importante também. Se faz sucesso no cinema, fará no streaming. Além disso, financeiramente é difícil milhões de assinaturas pagarem tão bem como uma estreia nos cinemas da China, por exemplo. Eu não acredito que vão encerrar essa atividade.

'Splash Show com Zeca Camargo'

Apresentado por Zeca Camargo toda quinta e sexta, o "Splash Show" assume sua pegada mais pop, discutindo os assuntos que estão bombando nas séries, nos filmes e também na música. O programa vai ao ar às 13h no YouTube de Splash.