Topo

Ex-bailarina do Faustão conta rotina do filho superdotado: 'Criança normal'

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

10/02/2022 04h00

Quando Rachel Gutvilen começou a perceber que seu filho, Romeu, tinha facilidade com alguns cálculos complicados e conseguia ler textos completos ainda aos 5 anos de idade, ela ainda não imaginava que estava lidando com um superdotado.

Bailarina do extinto "Domingão do Faustão" entre 2010 e 2013, Rachel hoje festeja a inclusão do pequeno na Mensa Brasil, sociedade de alto QI presente em mais de 100 países, como o mais novo a se tornar membro da instituição — tudo isso antes de completar 7 anos de idade.

A Mensa não aceitava menores de 13 anos. Mudaram pela minha insistência. Isso abriu portas. Mostrar a carteirinha e garantir uma bolsa integral em uma escola forte é um privilégio.

conta Rachel em papo exclusivo com Splash

ytiuuk - Instagram - Instagram
Rachel Gutvilen posa com o filho superdotado Romeu
Imagem: Instagram

O que é um superdotado?

Foi Leninha Espírito Santo Wagner, neuropsicóloga e amiga de Rachel, que a ajudou com os testes que comprovaram que Romeu é realmente superdotado. Aos 6 anos, ele atingiu o QI (quociente de inteligência) de 138, acima de 99% das pessoas.

"O superdotado quer o desafio, quer coisas mais difíceis, quer sair da caixa. Se os pais e educadores não entendem isso, é provável que essa energia toda se volte para agressividade, transtornos, compulsões", alerta Rachel.

Romeu foi expulso da escola que estudava até o ano passado após tantas reclamações de Rachel, alegando que o filho se sentia desanimado e desmotivado com os conteúdos que aprendia.

Desde o início da pandemia, Romeu é acompanhado por um professor de matemática e xadrez, Fábio de Castro, que o estimula com atividades mais desafiadoras. "A criança superdotada precisa de apoio. Ele pulou de série, mas não foi incluído. O professor entende o Romeu. Ele já resolve coisas dos primeiros semestres de faculdades de Exatas", conta Rachel.

ytuky - Instagram - Instagram
Rachel Gutvilen espera contar a história de Romeu no palco do Faustão na Band
Imagem: Instagram

Para o futuro

Rachel está pronta para tudo que a mente brilhante de Romeu ainda pode proporcionar, como talvez uma bolsa de estudos fora do Brasil e várias outras oportunidades. Mãe solo, ela se dedica integralmente ao bem estar da criança.

"Sou a mãe devotada. Quero que ele se torne um homem honesto, que possa contribuir com a sociedade com esse QI. Quero que ele seja feliz, bem resolvido, independente. Ele já tem conta no banco, sabe fazer pix!", festeja.

Ele não é melhor que ninguém. Sabe que tem uns parafusinhos a mais, mas é uma criança normal. Ele brinca com crianças mais novas e mais velhas, tem a mesma energia. Faz judô, capoeira. Tem uma infância como qualquer outra, mas com a capacidade de armazenar informação de um jovem adulto

E será que ela tem vontade de compartilhar a história de Romeu com o antigo patrão, Fausto Silva? Apesar de ter deixado a Globo com um processo contra um coreógrafo que trabalhava com ela, Rachel só guarda boas lembranças da época de dançarina.

"O Faustão realmente é um cara incrível, extremamente altruísta, generoso. Gosta de ver as pessoas felizes. Com certeza me vejo no programa dele. Sei que ele vai gostar da história do Romeu. Ele era muito carinhoso comigo. Já vislumbro o convite, sei o patrão que eu tive", promete Rachel.