Topo

Eterno Zé Pequeno, Leandro Firmino já recusou política e emagrece por papel

Leandro Firmino hoje e em "Cidade de Deus" - Reprodução
Leandro Firmino hoje e em 'Cidade de Deus' Imagem: Reprodução

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

08/02/2022 04h00

Eternamente conhecido como Zé Pequeno em "Cidade de Deus" (2002), Leandro Firmino apareceu neste fim de semana (06) no "Domingão com Huck", já que sua esposa, Letícia da Hora, participava do quadro "The Wall".

O ator, hoje aos 43 anos, ganhou destaque no início dos anos 2000 no filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund, mas não parou de atuar desde então e segue na ativa.

Prestes a retornar aos holofotes com a série "Operação Maré Negra", do Prime Video, Leandro Firmino é pai de dois meninos: Miguel, de 10 anos, e Levi, de 4.

A esposa, Letícia, é a idealizadora da ONG Mulheres da Parada, que toca projetos para ajudar mulheres a adquirirem a independência financeira e beneficiar comunidades carentes de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, onde a família mora.

Além de Zé Pequeno

Após despontar como o bandido Zé Pequeno em "Cidade de Deus", Firmino fez breves participações em seriados da TV Globo, como "Carga Pesada" e "A Diarista". Em 2006, integrou o elenco da novela "Vidas Opostas" (TV Record) e engatou em alguns projetos na TV paga nos anos seguintes.

O bandido de CDD pode até ser um personagem bastante lembrado de Firmino, mas o ator também se estabeleceu em outros papéis nos anos recentes, sobretudo na televisão.

Junto à HBO, por exemplo, ele integrou o elenco das três temporadas da série "Magnífica 70", drama ambientado durante o período da Ditadura Militar e que se passa no universo da Boca do Lixo e do Cinema Marginal.

Leandro Firmino em "Magnífica 70" - Reprodução - Reprodução
Leandro Firmino em "Magnífica 70"
Imagem: Reprodução

Já em "Impuros", que está no catálogo do Star+, Leandro interpreta Gilmar.

A série, ambientada na década de 1990 no Rio de Janeiro, fala de um jovem que quer ganhar dinheiro de forma honesta, mas vê sua história ser revirada quando perde o irmão em um conflito contra policiais. A atração já recebeu indicações ao Emmy Internacional.

Em 2019, Leandro participou da sua primeira novela da TV Globo, com "Órfãos da Terra". Nas telonas, atuou em "Trash - A Esperança vem do Lixo" (2016), "O Roubo da Taça" (2014) e "Julio Sumiu" (2013), além aparecer no documentário "Cidade de Deus - 10 Anos Depois".

Mas tudo isso não quer dizer que ele não se lembre com carinho da época do filme que marcou sua carreira eternamente.

Em 2017, Firmino reviveu o personagem em um quadro do programa "Pânico", chamado "Zé Pequeno do Consumidor". A atração fez bastante sucesso no ar e chegou a render até convites para que ele entrasse para a vida política.

O ator contou a história em entrevista concedida para o UOL, em maio de 2017:

"Foi no mês passado. Alguém entrou em contato com a minha mulher, falou que iria me eleger para deputado e pediu para eu escolher o partido (risos). Pediram para eu pensar bem. Fujo muito disso", revelou.

Emagrecimento

Enquanto aguarda pela estreia da série "Operação Maré Negra", Leandro Firmino já se prepara para um próximo papel. Em seu perfil no Instagram, ele contou que está passando por um acompanhamento médico pois precisa perder peso para projetos futuros. "Em uma semana já perdi 3 kg", declarou.

Assista: