Topo

Douglas Silva conta como entrou para o elenco de 'Cidade de Deus'

BBB 22: Douglas fala sobre a escalação para o elenco de "Cidade de Deus" - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Douglas fala sobre a escalação para o elenco de 'Cidade de Deus' Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para Splash, em São Paulo

19/01/2022 21h05Atualizada em 19/01/2022 21h16

Em um papo na piscina do "BBB 22" (TV Globo), Douglas Silva contou como entrou para o elenco do filme "Cidade de Deus", o único filme brasileiro a receber quatro indicações ao Oscar. No longa-metragem, Douglas interpretou o personagem Zé Pequeno/Dadinho na infância.

O ator começou o papo revelando que começou a trabalhar aos 8 anos, por notar a situação precária em que sua mãe, que tinha dois empregos, vivia. Ele disse que pediu emprego a um homem que vendia embutidos na favela Kelson's. Enquanto isso, na escola, ele participava de um projeto que implantou cursos de teatro no Complexo da Maré.

"Eu fiquei um ano fazendo esse curso e a professora Marcela Moura falou: 'Não posso deixar esse moleque aqui, tem que ver alguma parada'. Quando surgiu a procura de atores pra participar do filme 'Cidade de Deus', eles foram em vários projetos assim. Só que eles queriam atores que não fossem já famosos. Foram atrás de outras paradas", contou.

Douglas comentou ainda que pessoas da produção do filme acreditavam que alguns atores haviam sido simplesmente "pegos" na favela, "treinados" e colocados para atuar no filme. "Não, são atores, que não fizeram peças, assim, profissionais ou que não estavam na TV".

O brother contou que quando fez seu primeiro trabalho artístico, o curta "Palace II", tinha 9 ou 10 anos e já era ator, porque já participava do curso. Douglas disse que, no dia do teste para "Cidade de Deus", a equipe do filme não pôde estar na escola em que ele estudava, e o teste foi feito em outro local.

"Aí, a Marcela [professora de teatro] falou pra turma inteira: 'Vou deixar o [novo] endereço, teve um imprevisto'. No final, ela falou: 'Douglas, não deixe de ir'. Aquilo ficou martelando minha cabeça. Cheguei em casa contando isso pra minha mãe. Falei: 'Mãe, amanhã a gente tem que ir lá porque eu tenho que fazer esse teste pra um filme. Ela: 'Como assim?'", continuou.

"O que é mais fod*, você estava indo fazer teste pro filme que você não imaginava que seria um filme fod*, muito menos o melhor filme feito na história do Brasil, que concorreu ao Oscar e o caralh*", comentou Pedro Scooby.

Minha mãe falou: 'Não vai dar'. Eu falei: 'Pô, tem que ir, então vou sozinho'. Porque já andava de ônibus sozinho. [...] Aí ela: 'Não vou deixar você ir sozinho. A gente nem tinha telefone fixo dentro de casa, ela foi na minha tia pra ligar pras patroas pra ver se liberavam [ela] pra eu fazer o teste, e liberaram minha mãe dos dois empregos.

Minha mãe foi lá comigo. [...] Passei no teste. Não passei direto pra pegar o personagem, mas pra participar da oficina de 'Cidade de Deus'. Eram 2300 ou 2600 pessoas fazendo o teste. Douglas

Além de ter participado de "Cidade de Deus", Douglas também estrelou a série "Cidade dos Homens". Com sua interpretação do personagem Acerola, Douglas foi o primeiro ator brasileiro a ser indicado ao Emmy Internacional, em 2005.

BBB 22: Veja todos os participantes do reality da Globo

BBB 22: Quem é o favorito para vencer a edição do reality show?

Resultado parcial

Total de 11942 votos
13,89%
Reprodução/Instagram
2,49%
Reprodução/Instagram
0,97%
Divulgação
8,54%
Roberto Filho/Brazil News
0,96%
Silvestre Mendes/Gshow
6,33%
Reprodução/Instagram
3,61%
Reprodução/Instagram
2,30%
Reprodução/Instagram
1,57%
Reprodução/Instagram
7,51%
Reprodução/Instagram
0,69%
Reprodução/Instagram
0,33%
Reprodução/Globoplay
0,80%
Reprodução/Instagram
3,99%
Fab?icio Costa / UOL
1,75%
Thaís Meinicke/Gshow
1,98%
Wander Roberto/COB
4,91%
Transmissão Youtube
3,36%
Juliana Hippert/Gshow
14,39%
Reinaldo Canato/UOL
19,64%
Reprodução/Instagram
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto