Topo

'Estudar e trabalhar ninguém quer': Faustão e Boni já falaram mal do BBB

De Splash, em São Paulo

22/12/2021 16h32

Criticado por chamar o Big Brother Brasil de "entretenimento medíocre", Ícaro Silva não é o primeiro global a criticar o reality: antes dele, Faustão e Boni também já deram opiniões negativas sobre o programa.

Em 2017, Faustão falou ao vivo "da p*rra do Big Brother" — coincidentemente, logo após uma apresentação de Ícaro Silva no Show dos Famosos. A crítica de Boni veio dois anos antes: o ex-vice-presidente de operações da Globo disse que o programa é "de extrema pobreza" e que prefere ler Dostoiévski ou Machado de Assis a assistir ao reality.

Após Ícaro Silva fazer uma imitação de Ney Matogrosso no Show dos Famosos, Claudia Raia elogiou seu esforço em estudar os trejeitos do cantor. Faustão logo emendou uma crítica à importância dada ao BBB:

A ascensão social e econômica do Brasil é através da p*rra do 'Big Brother', através de concurso de reality show, então estudar e trabalhar ninguém quer. Faustão

Já Boni, que entrou na Globo em 1967 como diretor de programação e produção e saiu como consultor em 2001, criticou o BBB em entrevista à revista Veja em 2015:

Eu não vou dizer para você que aquilo me irrite, mas eu sinto que é uma coisa de extrema pobreza. Entendo que dá audiência, entendo que vende. Boni

Ele fez questão de ressaltar que a crítica não era ao trabalho de seu filho, Boninho, diretor de variedades na Globo: "A minha colocação em relação ao Big Brother é pessoal. Primeiro, vamos dizer assim: o Boninho faz o melhor Big Brother que eu conheço no mundo inteiro, e eu conheço vários".

"Ele se preocupa muito com essa parte comportamental, em encontrar pessoas interessantes e tudo isso. Mas eu, pessoalmente, prefiro um texto do Dostoiévski, do Dias Gomes, do Machado de Assis, do Jorge Amado, no lugar do texto daqueles caras que estão lá falando as bobagens que eles estão falando."

Questionado pelos entrevistadores se ele achava que o BBB tinha futuro, Boni respondeu que tinha suas dúvidas: "O Boninho tem tirado leite de pedra. Difícil, difícil".