Topo

'Rust': Alec Baldwin divulga carta de equipe negando que set era 'caótico'

Alec Baldwin no set de "Rust" - Reprodução/Instagram
Alec Baldwin no set de "Rust" Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, de São Paulo

09/12/2021 14h47

O ator Alec Baldwin, de 63 anos, postou hoje uma carta assinada por 25 membros da produção e do elenco do filme "Rust" em sua conta no Instagram.

No texto, os profissionais afirmam que a "narrativa pública em torno do local de trabalho da tragédia é inadequada e desejam expressar um relato mais preciso de nossa experiência" no set de filmagem.

Em outubro, um tiro acidental disparado por Baldwin, protagonista do filme, matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, durante as gravações do longa. O diretor Joel Souza, 48, também ficou ferido no acidente.

No mesmo mês, relatos de membros da produção, divulgados pela revista "Variety", indicavam que o set de "Rust" era um lugar "caótico" e sem segurança — inclusive com relato de outra arma que também falhou.

A carta, descrita como sem "aprovação ou influência" de executivos do filme, alega que "as descrições de 'Rust' como um local de trabalho caótico, perigoso e explorador são falsas e distrai do que mais importa: a memória de Halyna Hutchins e a necessidade de se encontrar alternativas modernas para as práticas desatualizadas da indústria de armas de fogo e de segurança."

Segundo texto, na indústria cinematográfica, "é comum trabalhar em produções pouco profissionais para ganhar experiência e créditos". "'Rust' não era uma delas. 'Rust' era profissional. Nós reconhecemos que nenhum set é perfeito e, como qualquer produção, 'Rust' tinha áreas de brilhantismo e áreas que eram mais desafiadoras."

"Embora estejamos firmes com nossos sindicatos e apoiemos fortemente a luta por melhores condições de trabalho em nossa indústria, não sentimos que este set foi uma representação do tipo de condições contra as quais os sindicatos estão lutando ", prossegue a carta.

O grupo alega que a moral no trabalho "era alta". "Risos e otimismo eram comuns entre elenco e equipe. Do diretor aos assistentes de produção, todos os departamentos trabalhavam bem juntos, colaborando e ajudando uns aos outros em objetivos artísticos comuns", diz o texto.

A carta divulgada em nome da equipe de "Rust" foi assinada por profissionais de arte, diretores-assistentes, integrantes do elenco, câmeras, efeitos especiais e outros departamentos. O texto reconhece relatos negativos de membros que deixaram a produção no dia do acidente, mas defende que os "poucos descontentes não expressam as opiniões de todos nós."

Os profissionais de "Rust" ainda pedem que "generalizações" sobre sets de filmagens não sejam feitas e disseram que seguem contribuindo com as investigações sobre o caso.

"Pedimos gentilmente que suas especulações e generalizações sobre nós e nossos colegas sejam solidárias até que uma investigação seja concluída", finaliza o texto.

Leia o texto original e na íntegra publicado por Alec Baldwin: