PUBLICIDADE
Topo

Rinha de apps: quem leva a melhor entre Netflix, HBO Max e Prime Video?

Quais são os prós e contras das principais plataformas de streaming do Brasil?
Quais são os prós e contras das principais plataformas de streaming do Brasil?
Andrés Rodríguez/ Pixabay

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

25/10/2021 04h00

Netflix, HBO Max ou Prime Video? Com o crescimento das plataformas de streaming, surgem as inevitáveis comparações: entre qualidade de conteúdo e dos aplicativos, qual delas leva a melhor?

Splash faz o balanço entre as três.

Continua depois da publicidade

A Netflix, primeira a surgir, é a mais conhecida (são 214 milhões de assinantes), mas a concorrência tem se acirrado. Com o lançamento da HBO Max, a plataforma entrou no páreo e disputa atenção e assinaturas —mas todas precisam convencer potenciais assinantes de que valem a pena.

Então, quais pontos precisam ser observados?

Para esta análise, que tem como objetivo pontuar os prós e contras das três plataformas, levamos em conta a qualidade e a relevância das produções e a navegabilidade das plataformas: em qual delas é mais fácil achar os conteúdos? Qual trava o tempo todo?

Volume ou qualidade?

A Netflix começou a produzir suas originais em 2013, e desde então já emplacou vários hits, de "Orange Is the New Black" e "House of Cards" a "La Casa de Papel" e "Round 6". O grande volume é condizente com a máxima que guia a companhia: ter um pouquinho para todos.

Reprodução/Netflix - Reprodução/Netflix
Maior sucesso atual da Netflix, série coreana foi vista em 142 milhões de contas
Imagem: Reprodução/Netflix

Por isso, nela é possível encontrar programas pensados para os mais variados públicos: de uma sitcom como "The Ranch" a reality shows que dão o que falar ("Casamento às Cegas", "Brincando com Fogo") e filmes para agradar a cinefilia -"O Irlandês", "Roma" e "História de um Casamento".

Continua depois da publicidade

Neste sentido, os conteúdos da HBO Max são menos variados, mas ainda cobrem um grande leque. Além de abraçarem os originais da HBO, o canal traz outras produções do selo da Warner, como Cartoon Network, DC Comics e filmes clássicos do estúdio.

Sua identidade está inevitavelmente ligada à da HBO enquanto canal (que "não é TV", como prega o slogan clássico) e aos novos lançamentos da Warner: ao virar a casa de filmes como "O Esquadrão Suicida", "Maligno" e "Duna", a plataforma assume uma relevância em sua ligação com blockbusters.

Graeme Hunter/HBO - Graeme Hunter/HBO
Após um intervalo de dois anos, 3ª temporada de "Succession" quebrou recordes para a HBO Max na sua estreia
Imagem: Graeme Hunter/HBO

Netflix e HBO parecer ser polos opostos. As originais Netflix, embora cada vez mais impactantes com o público, não refletem a mesma unanimidade com críticos.

No grande escopo, fala-se até hoje da relevância de "Família Soprano" e "The Wire", por exemplo. De "House of Cards" e "OITNB", nem tanto.

Do outro lado, o Prime Video assume uma estratégia diferente, que parece ter transicionado nos últimos anos. Suas primeiras originais, como as obscuras "Sneaky Pete", "Bosch" e "Hand of God", aos poucos deram lugar a outras que passaram a fazer mais parte das conversas e do imaginário popular.

Continua depois da publicidade

Isso vai além de sucessos como "Fleabag" e "Maravilhosa Sra. Maisel", e culmina em produções populares que também costumam furar a bolha de críticos e premiações. Até o drama de super-heróis "The Boys" já recebeu indicações ao Emmy.

Divulgação - Divulgação
Sucesso do Prime Video, "The Boys" já tem nova temporada confirmada
Imagem: Divulgação

Neste momento, a Amazon prefere produções para o público jovem, capazes de gerar conversas, enquanto acordos com nomes como Phoebe Waller-Bridge e Donald Glover ajudam a associar a plataforma a produções conceituadas para a TV e para o cinema.

Notas - qualidade e relevância das produções:

Netflix: 3,5/5,0

HBO Max: 4,0/5,0

Prime Video: 3,0/5,0

E as plataformas?

Aqui, a Netflix assume a liderança. O aplicativo está disponível para todas as plataformas (incluindo mobile, consoles de videogame e smart boxes, como Roku e FireTV) e tem um sistema que adequa a qualidade de reprodução dos conteúdos à velocidade de internet.

Continua depois da publicidade

Ou seja: se a sua conexão estiver lenta, ele até vai rodar os vídeos em uma qualidade menor. Mas travar, não vai.

O sistema de recomendações é funcional, e identifica os hábitos de consumo de cada conta para sugerir títulos parecidos. Algumas vezes, isso pode dificultar a descoberta de outras novidades, mas até para isso a Netflix criou algumas soluções:

A primeira delas é o top 10, que dá um parâmetro geral do que está sendo mais visto por outros espectadores. A outra é o "títulos aleatórios", uma funcionalidade em que a Netflix simplesmente escolhe por você.

Continua depois da publicidade

Já a HBO Max, novata do trio, aqui decepciona um pouco, porque tem um carregamento pesado que gera constantes reclamações nas redes sociais sobre a dificuldade para navegar. A plataforma, apesar de nova, foi elaborada sobre a mesma "base" da HBO Go —esta, sim, a anterior campeã de travamentos.

Divulgação/HBOMax - Divulgação/HBOMax
HBO Max reúne catálogo dos estúdios da Warner e sucessos da HBO
Imagem: Divulgação/HBOMax

Uma atualização recente no aplicativo ajudou a sanar alguns dos problemas. Mesmo assim, ainda há impasses, sobretudo considerando que o aplicativo não está disponível para todas as plataformas.

Quem usa FireTV, por exemplo, não consegue ter acesso pela TV.

Por fim, o Prime Video não apresenta tantos problemas de travamento, mas tem outra característica que costuma incomodar seus assinantes:

É difícil encontrar os novos conteúdos.

Continua depois da publicidade

Os problemas relatados por usuários são muitos, e vão desde dificuldades de achar conteúdos na busca (às vezes, os títulos estão apenas na língua original, sem tradução), encontrar os últimos lançamentos e até a sessão "continuar assistindo".

Segundo um estudo de caso, os maiores problemas da plataforma seriam solucionados com informações mais interativas, descrições visíveis e destaques no topo da página.

Apesar da vasta biblioteca, a programadora Hauwau Bello acredita que a popularidade poderia aumentar com essas pequenas mudanças.

Nota - navegabilidade das plataformas:

Netflix: 4,0/5,0

HBO Max: 3,0/5,0

Prime Video: 2,5/5,0