Topo

Coldplay tenta falar com governadores brasileiros sobre mudanças climáticas

A banda convidou alguns governadores a se comprometerem com a pauta ambiental em festival - Marco Antonio Teixeira/ UOL
A banda convidou alguns governadores a se comprometerem com a pauta ambiental em festival Imagem: Marco Antonio Teixeira/ UOL

De Splash, em São Paulo

23/08/2021 11h02Atualizada em 23/08/2021 16h29

Uma postagem inusitada chamou a atenção dos fãs brasileiros do Coldplay hoje: o perfil oficial da banda citou no Twitter os governadores Waldez Góes (PDT, Amapá), Helder Barbalho (MDB, Pará), Mauro Mendes (Democratas, Mato Grosso), coronel Marcos Rocha (sem partido, Rondônia), João Azevêdo (Cidadania, Paraíba) e Wellington Dias (PT, Piauí).

Na publicação, a banda afirma: "Olá, os estados que vocês representam têm uma ótima oportunidade para fazer história no combate às mudanças climáticas. Vocês vão se juntar a nós no Global Citizen Live com compromissos de conservação e adaptação?"

O Coldplay marcou também Jesús Galdino Cedeño, governador do Amazonas colombiano — o governador do Amazonas brasileiro, Wilson Miranda Lima (PSC), ficou de fora. Será que foi uma confusão da banda?

Depois, também marcaram Wilson Lima, que respondeu em inglês: "Olá, Coldplay. Estamos trabalhando para reduzir o desmatamento ilegal em 15% até o fim de 2022, em comparação com 2019. Fico feliz com o convite e estou aberto a discutir alternativas para proteger nossas florestas e as pessoas que vivem nelas".

O Global Citizen Live é um festival que pretende combater a pobreza, defender o planeta e exigir igualdade social. No dia 25 de setembro, a organização vai transmitir shows de artistas como Coldplay, Lorde, Billie Eilish, Green Day, Demi Lovato e The Weeknd. Também acontecerão eventos presenciais em Lagos (Nigéria), Nova York (EUA) e Paris (França).

Waldez Góes, do Amapá, respondeu em inglês: "Para sobreviver, o mundo merece muito mais do que a humanidade está oferecendo neste momento da história. Somente com laços fortes vindos da unificação global vamos conseguir efetivamente começar uma nova era de restauração do planeta. A região amazônica está cumprindo seu dever. Conte conosco".

Helder Barbalho, do Pará, compartilhou a postagem e respondeu, também em inglês: "Oi, Coldplay! Eu e minha família estaremos assistindo no dia 25 de setembro. Obrigado pelo compromisso com nossas florestas, biodiversidade e povo. O Plano Amazônia Agora, do estado do Pará pela conservação ambiental e desenvolvimento local, é o nosso compromisso para mover o mundo".

Os fãs já deixaram seus recados:

"Só vocês conseguem salvar o Brasil agora", escreveu Thuane.

Elaine já está mais descrente: "Conta com os políticos daqui não, amados!!!! Vão falar que sim e no final farão é nada, como sempre!"

Outros estados também quiseram entrar na história: "Por favor chamem o Camilo Santana (PT, governador do Ceará) também, ele é um ótimo governador", comentou Luís.

E não é que a banda ouviu o fã? Mandaram a mesma mensagem para Camilo Santana, que respondeu confirmando presença em português: "Olá, Coldplay. O Estado do Ceará está 100% comprometido com as ações climáticas e na preservação do meio ambiente. Pode contar conosco nessa luta, que deve ser de todos. Nos vemos em setembro na Global Citizen Live".