Topo

Wagner Moura e outros brasileiros são convidados para votar no Oscar

O ator Wagner Moura foi convidado para votar no Oscar - Divulgação
O ator Wagner Moura foi convidado para votar no Oscar Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

01/07/2021 17h15

O ator e diretor Wagner Moura está entre as novas personalidades convidadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para integrar a lista de membros votantes do Oscar a partir deste ano.

No total, a Academia incluiu mais 395 nomes entre seus votantes. Além de Wagner Moura, os brasileiros Paula Barreto, Fabiano Gullane, João Atala, Andrea Barata Ribeiro e Karen Akerman também foram selecionados.

Entre os outros convidados a votar no Oscar, estão nomes internacionalmente famosos como o do ator Robert Pattinson, Steven Yeun e Yuh-Jung Youn (vencedora do Oscar na categoria de "melhor atriz coadjuvante" em 2021, por sua atuação em "Minari").

De acordo com informações da revista Variety, a iniciativa da Academia vai de encontro ao comprometimento da premiação de contar com um time de membros votantes mais diversificado. A medida acontece após uma série de críticas pela falta de representatividade, o que acaba sendo refletido na escolha dos indicados e vencedores.

Atualmente, o Oscar tem cerca de 10 mil membros com direito de escolha. Em relação aos novos nomes escolhidos, 46% das vagas foram destinadas para mulheres, 39% de etnias ou raças sub-representadas, além da obrigatoriedade de que 53% sejam residentes de outros países que não os Estados Unidos.

Mudanças

Ontem, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou uma série de mudanças em suas regras, que começam a valer a partir da próxima edição, prevista para acontecer em 27 de março de 2022.

Entre as mudanças, estão alterações nas formas de se fazer campanhas para a premiação, além da ampliação no número de longas que podem ser indicados na categoria de "melhor filme estrangeiro", que saltou de 10 para 15 - o mesmo vale para as categorias de "curta documental", "curta de ficção" e "curta de animação".