Topo

Influenciador faz sucesso brincando com obsessão do pai por português certo

O aposentado José Costa tem feito sucesso na internet sem saber
O aposentado José Costa tem feito sucesso na internet sem saber
Reprodução/ TikTok matheuscostinha

De Splash, em Santos

08/05/2021 04h00

Você deve conhecer alguém como José Costa, 65 anos, tão apegado à língua portuguesa que é capaz de interromper conversas para corrigir erros. Pois bem.

O filho do aposentado, Matheus Costa, 25, tornou o pai famoso nas redes mostrando com humor sua irritação com os maus tratos à gramática.

Tudo começou com um vídeo publicado no TikTok há cerca de um mês, em que Matheus, propositalmente, diz a palavra "abrido" (o correto é "aberto") perto do pai, para registrar sua reação.

Continua depois da publicidade
Eu estava sem ideia para postar, desmotivado. Meu pai sempre odiou erros de português, e gravei para ver o que acontecia. No dia seguinte, o vídeo tinha 1 milhão de visualizações.
Matheus Costa

E aí veio o sucesso...

De uma hora para outra, Matheus ganhou 900 mil seguidores no TikTok e mais 300 mil no Instagram, onde compartilha as broncas de seu José. Com o sucesso do vídeo, pessoas pediram que ele continuasse com a brincadeira, o que se tornou uma série. Um mais divertido que o outro.

Segredo

O mais impressionante é que José ainda não sabe que é famoso nas redes sociais ou que tem sido "usado" por Matheus nos vídeos de humor. O publicitário conta a Splash que o pai não tem redes sociais (WhatsApp só com a família) e é avesso às tecnologias, por isso se mantém longe das novidades.

Continua depois da publicidade

Além disso, Matheus tem o apoio da mãe, Maria Alice, 62, que pede a tios e primos, em grupos de mensagem, que não contem nada ao marido.

Reprodução/ TikTok matheuscostinha - Reprodução/ TikTok matheuscostinha
Maria Alice, mãe de Matheus, é sua cúmplice nas trollagens
Imagem: Reprodução/ TikTok matheuscostinha

Jeitinho

Matheus, que trabalhava como promotor de eventos antes da pandemia, diz que o pai sempre teve esse jeito sisudo para corrigir erros de português, mesmo quando ele era criança.

Ele estudou em bons colégios e passou em primeiro lugar em vários concursos. Ele tem uma cultura geral absurda. Se eu erro as capitais de estados, ele fica bravo do mesmo jeito.
Matheus Costa
Reprodução/ TikTok matheuscostinha - Reprodução/ TikTok matheuscostinha
Matheus em foto de infância, com o pai
Imagem: Reprodução/ TikTok matheuscostinha
Continua depois da publicidade

Ao contrário do pai, Matheus confessa que só se tornou um bom aluno durante faculdade. No colégio, repetiu duas vezes e era "o pior aluno da sala", o que, você pode imaginar, deixava seu José bem triste.

Ainda assim, ele diz que sua relação com o pai sempre foi boa.

Ele é um cara muito legal e paciente. A gente conversa sobre tudo, e é por isso que brinco. Se ele fosse estressado de verdade, obviamente não faria isso.
Matheus Costa

E quando a máscara cair?

Matheus afirma que, por enquanto, o segredo dos vídeos está mantido. Ele diz que José já desconfiou de alguma coisa quando uma pessoa o reconheceu na rua e "falou algo sobre vídeos de português". O aposentado, porém, não deu muita importância ao assunto.

Ele sabe que eu trabalho com vídeo e internet, mas nunca se interessou em saber muito. Eu disse que provavelmente ele apareceu em um vídeo, sem querer, e ele não perguntou mais.
Matheus Costa
Continua depois da publicidade

E o que vai acontecer quando José, finalmente, descobrir o que está acontecendo? "Vida que segue", diz o filho.

Vou tentar convencê-lo a continuar participando dos vídeos e ajudando com dúvidas de português. Mas ele já é um sucesso e sempre vai estar nos vídeos, já que moramos juntos.
Matheus Costa