Topo

Anthony Hopkins ganha o Oscar de melhor ator por 'Meu Pai'

Anthony Hopkins em cena do filme "Meu Pai" - Divulgação
Anthony Hopkins em cena do filme 'Meu Pai' Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

26/04/2021 00h15

O Oscar de melhor ator é de Anthony Hopkins por "Meu Pai". Interpretando um idoso com demência, o ator britânico de 83 anos superou o favorito Chadwick Boseman, já que a maioria das apostas dava como certa a vitória póstuma para o ator de "A Voz Suprema do Blues", que morreu no ano passado aos 43 anos.

Além de Boseman, Hopkins também superou Riz Ahmed ("O Som do Silêncio"), Gary Oldman ("Mank") e Steven Yeun ("Minari"). A categoria foi a última anunciada, mas o veterano não estava presente na cerimônia, que aconteceu na Union Station, em Los Angeles, e a festa foi encerrada sem o discurso final.

Segundo o colunista de Splash Roberto Sadovski, Anthony Hopkins entrega no filme de Florian Zeller "sua melhor performance em décadas [...] É também uma das melhores construções dramáticas jamais capturada em filme, um papel com tantas camadas e de tamanha complexidade que é difícil imaginar alguém ali além de Hopkins."

ah - Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic - Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic
O ator Anthony Hopkins em 2019
Imagem: Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic

"Meu Pai" ainda levou o Oscar de melhor roteiro adaptado, e o diretor francês, que também é o roteirista, confessou que escreveu o filme pensando no ator britânico no papel, mesmo antes de saber se ele toparia o convite.

A estatueta é o segundo Oscar da carreira de Anthony Hopkins, que também venceu como melhor ator em 1992 com seu Dr. Hannibal Lecter no clássico "O Silêncio dos Inocentes".