Topo

Zezé di Camargo e Luciano revelam que Maria Bethânia inspirou 'É o Amor'

A dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano - Divulgação
A dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano Imagem: Divulgação

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/04/2021 06h48Atualizada em 21/04/2021 06h48

A dupla Zezé di Camargo e Luciano está celebrando 30 anos de carreira.

Entre os muitos sucessos já interpretados pela dupla, "É o Amor" é, sem dúvida, um dos mais marcantes.

Ao contrário do que muitos pensam, no entanto, a música não foi inspirada por nenhuma história de amor vivida pelos sertanejos, mas, sim, por Maria Bethânia.

A revelação foi feita por Zezé, em entrevista à Quem:

Antes de escrever 'É o Amor', eu estava andando na rua e pensava na música 'Negue', de Maria Bethânia, e justamente naquela parte: 'Negue o seu amor e o seu carinho. Diga que você já me esqueceu'. Quando cheguei em casa, sentei no chão, peguei o violão e saiu assim: 'Eu não vou negar que sou louco por você, tô maluco pra te ver, eu não vou negar'. Esse trecho me veio na cabeça como uma resposta à música de Maria Bethânia. Sou fanático por ela. Ela não canta, ela declama uma prece! Ela pode gravar até 'Mamãe Eu Quero', que ficará absurdo de bom

Luciano também ajudou na composição do hit:

Quando o Zezé começou a escrever, eu estava do lado dele. Ele colocou a alma na letra e veio tudo intuitivamente em 40 minutos. Mas ele encrencou no refrão. Ele tinha a melodia, mas a letra não vinha. Fui dormir. No outro dia, ele mostrou a música completa, que veio de madrugada para ele. Fiquei impressionado. Acrescentamos na fita cassete que a gente já tinha gravado em estúdio. Era a única música apenas em voz e violão. Antes, para não comprometer o som do vinil, tinha que gravar 12 músicas no máximo, mas o nosso saiu com 13 na compensação. Ainda bem que tinha música de 2 minutos e deu para colocar mais uma, senão 'É o Amor' não estaria lá

A dupla recordou ainda a primeira vez em que ouviram a música tocando na rádio. "Estávamos reunidos na casa que nossos pais moravam em Goiânia, quando a música tocou a primeira vez na rádio. Foi emocionante. Eu e ele já tínhamos levado a fita na Rádio Terra. Depois que tocou a música pela primeira vez, o nosso pai começou a missão com as fichas e os seus colegas de obra, em que ele apostou todas as fichas literalmente em nós e no nosso sonho, que era dele também. Foi muita emoção a sensação de ouvir na rádio a primeira vez, a segunda, a décima...", contou Zezé.

"A expectativa dela chegar em primeiro lugar era muito grande na família. Passou a ser um compromisso de todo mundo. O mais bonito era meu ver meu pai contagiando a cidade toda. Ele era determinado. Lembro dele indo no orelhão (telefone público) ligar. O pai comprava as fichas, colocava em um saquinho de pão e ligava muito. Meu pai, mesmo sem estudo, deu uma verdadeira aula de marketing. Ele ligava e trocava o nome para poder ligar novamente... O duro era quando ele ganhava prêmio da rádio e não podia pegar porque tinha inventado o nome (risos). Mas esse empenho dele foi contagiando as pessoas, que faziam fila também no orelhão para pedir nossa música", complementou Luciano.

Para Luciano, o sucesso vem do fato de a música falar sobre um tema atemporal: o amor.

Ela fala de amor da forma pura. Amor, quando é de verdade, nunca acaba. Pode ter 50, 100 anos. Vai ser sempre uma música linda para celebrar este sentimento

Zezé afirma que o hit marcou a música brasileira. "Amar se conjuga em todos os tempos. E isso é o fascinante de música que fala de amor, não importa o gênero, se rock, pop, forró, sertanejo... A Globo fez nos anos 2000 um festival de vários programas homenageando as 100 músicas do século e 'É o Amor' está entre as 100 músicas do século no Brasil."

Projetos para os 30 anos

Entre os diversos projetos para celebrar os 30 anos de carreira, está uma série de regravações dos grandes sucessos da dupla em parceria com outros artistas. A produção deve ser lançada em novembro.

Luan Santana escolheu regravar "É o Amor".

"Nesse projeto da série, convidamos cinco artistas para escolher uma música nossa e dizer o que ela representa para cada um deles. Sendo assim, foi o Luan quem escolheu 'É o Amor', porque é simbólica para ele, que nasceu em 1991. Aos 3 anos, a primeira música que tocou e cantou foi uma nossa. Ele nasceu com o 'É o Amor'", contou Zezé.