PUBLICIDADE
Topo

Figurinista de 'The Crown' conta bastidores das roupas de Diana e Thatcher

Amy Roberts diz que o vestido de noiva não é uma cópia idêntica do original - Reprodução/Instagram
Amy Roberts diz que o vestido de noiva não é uma cópia idêntica do original Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

18/11/2020 20h30

Amy Roberts, responsável pelos figurinos em "The Crown", fala em entrevista à revista Entertainment Weekly sobre o novo desafio que veio com a quarta temporada da série: vestir a Princesa Diana (Emma Corin) e Margaret Thatcher (Gillian Anderson).

As personagens eram as mais aguardadas da série, e a caracterização não decepcionou. Amy diz que se divertiu: "As duas mulheres foram incríveis de fazer".

Ela conta que, quando conheceu o Príncipe Charles, Diana ainda não havia encontrado seu estilo icônico: "Ela só parecia meio normal. Sabe, cardigans velhos, suéteres e saias — meio feio, na verdade".

Sobre o icônico vestido de noiva, Roberts não quis fazer uma cópia idêntica: "Acho que esse não é o meu trabalho. Sou uma grande fã de apenas fazer referências".

O estilo vai ganhando forma a partir do momento em que ela se muda para o palácio — "mas ainda não é exatamente a cara dela".

Tudo inspirado nos anos 80, as golas com babados, as pérolas, se parecem muito com o que ela usava, mas têm muita cara de princesa. E o ápice é o vestido de casamento. É quase como uma fantasia da Disney, aquele vestido.

Depois, conforme a trama vai se intensificando, as roupas vão ficando mais sofisticadas e se define o estilo com o qual costumamos associar a princesa: "Dá para ver que ela vai crescendo", diz a figurinista.

Já a Margareth Thatcher de Gillian Anderson tem um estilo rígido desde o início. Amy Roberts explica:

Ela era uma menina de classe média-baixa que incrivelmente conseguiu essa posição de poder ao lado da rainha. Eu acho isso absolutamente extraordinário — como sua jornada, suas roupas, se desenvolveram.

A figurinista encontrou uma forma de expressar isso nas roupas: ombreiras. "Conforme sua força crescia, também cresciam seus ombros. De certa forma, era como se ela colocasse uma armadura".

Gillian Anderson como Margaret Thatcher em "The Crown" - Des Willie/Netflix - Des Willie/Netflix
Gillian Anderson como Margaret Thatcher em "The Crown"
Imagem: Des Willie/Netflix

Mas as roupas também vão mudando com o passar do tempo:

Ela ganha força, por assim dizer, e passa a usar aquelas saias de pregas azuis e laços — muito feminina, e extraordinariamente manipuladora com sua feminilidade. E com o andar das coisas e o aumento do seu poder... Lá se vão os laços, os ombros se tornam mais largos, um visual muito esculpido e anos 80.