PUBLICIDADE
Topo

Direção da Fazenda ouve o público, corrige erro e ousa com aposta no humor

Raissa foi a mais votada pelo público e permanece em "A Fazenda 2020" - Reprodução/RecordTV
Raissa foi a mais votada pelo público e permanece em 'A Fazenda 2020' Imagem: Reprodução/RecordTV
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é jornalista desde 1985. Repórter e crítico do UOL, colunista da Folha de S.Paulo, passou por Jornal do Brasil, Estadão, Folha, Lance!, Época, CartaCapital, Glamurama Editora e iG. É autor de "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018).

Colunista do UOL

18/09/2020 02h06

Sem medo de perder audiência, "A Fazenda" começou nesta quinta-feira (17) com uma longa ação de merchandising protagonizada pelos participantes. Era para o espectador mudar de canal; ao contrário, o Ibope da Record subiu enquanto exibia a propaganda. Incrível. Quando a fase é boa, sai de baixo.

Mais que a eliminação de Fernandinho Beat Box, previsível pela atuação opaca na primeira semana, o fato mais importante do episódio desta quinta-feira foi a correção de um erro cometido pela edição do programa.

Na terça-feira (15), na formação da roça, oito peões votaram em Raissa Barbosa. Foi um choque, naturalmente, já que ela não deu motivo algum para uma rejeição tão grande. É óbvio que houve uma combinação entre os homens que votaram na ex-vice Miss Bumbum.

Raissa reagiu muito mal à situação, como qualquer ser humano. E acusou seus algozes de conspiração, o que eles negaram de pés juntos. Mas, como se diz, "tá gravado, Brasil". Bastava a edição do programa mostrar as imagens na quarta-feira (16) que ficaria claro o que ocorreu. Mas a Record silenciou.

O problema é que não dá para se fingir de morto nos dias de hoje, ainda mais num programa que investe tanto nas redes sociais. A direção da "Fazenda" vacilou e ouviu. A gritaria foi forte, com razão.

Nesta quinta, com 24 horas de atraso, a emissora reconheceu o erro e exibiu fartas imagens da combinação de votos em Raissa. É assim que tem que ser. O público, agora, não tem mais dúvidas sobre o que ocorreu e a ex-vice Miss Bumbum vê o seu eleitorado crescer.

Uma novidade importante foi ao ar nesta quinta: um quadro de humor, protagonizado por Márvio Lucio, o Carioca. Interpretando vários papéis ao mesmo tempo, ele procurou fazer uma crônica divertida sobre alguns acontecimentos - o melhor, o desaparecimento da peruca de Jojo Todynho.

Não foi das coisas mais engraçadas que Carioca já fez, mas trata-se do primeiro episódio ainda. É preciso dar algum tempo para o humorista encontrar o tom e o ritmo desta colaboração.

Em todo caso, é digno de elogio o esforço da Record de mexer um pouco no formato engessado da "Fazenda".

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL