Topo

Mauricio Stycer

Com nomes inesperados e ótima estreia, "Fazenda" surpreende até a Record

Biel e Luiza Ambiel, dois dos participantes mais conhecidos, se abraçam e fazem as pazes em festa de "A Fazenda 12" - Reprocução/RecordTV
Biel e Luiza Ambiel, dois dos participantes mais conhecidos, se abraçam e fazem as pazes em festa de 'A Fazenda 12' Imagem: Reprocução/RecordTV

Colunista do UOL

13/09/2020 06h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por mais que a Record sonhasse com um bom resultado da nova edição de "A Fazenda", ninguém poderia prever que o primeiro episódio, exibido nesta terça-feira (08), registraria a melhor audiência em uma estreia desde 2013.

Melhor que as últimas cinco edições, a estreia da "Fazenda 12", na terça-feira (8), marcou média de 13,6 pontos (com 23% dos aparelhos ligados), garantindo a vice-liderança com muita folga em relação ao principal concorrente, o SBT, que registrou apenas 6 pontos no horário. Nos dois dias seguintes, o programa voltou a ficar acima dos 13 pontos em São Paulo, chegando a liderar no Ibope por alguns minutos.

O que explica isso? Televisão não é ciência, mas é possível arriscar algumas hipóteses. Em primeiro lugar, a enorme expectativa por um reality show neste momento de pandemia e poucas produções ao vivo.

O apresentador Marcos Mion falou sobre isso: "A solução fácil seria não fazer o programa", disse, antes de mencionar o esforço de "levar entretenimento para vocês num momento em que estamos precisando tanto".

Como observa Marcelo Silva, vice-presidente artístico e de programação da Record, o segredo sobre os nomes dos participantes também é um elemento crucial na geração de expectativa:

"O segredo já faz parte do reality show 'A Fazenda'. Ele impede que os participantes combinem estratégias antecipadamente, surpreende o público e alimenta uma verdadeira interação entre os jornalistas, blogueiros e influenciadores da internet. Todos fazem um excelente trabalho ao descobrirem alguns nomes com fontes ligadas a pessoas que querem entrar no reality", disse ao UOL.

De fato, nomes de cinco dos 20 participantes nem chegaram a ser mencionados nas "bolsas de apostas" e chamaram a atenção na estreia: Victoria Vallim, Luiza Ambiel, Fernandinho Beat Box, Mateus Carrieri e Rodrigo Moraes (a lista completa está aqui) . Segundo a emissora, mais de 90 nomes foram citados como prováveis participantes.

"Na prática, esta temporada de 'A Fazenda' começou em maio e agora, com a estreia, entra em uma espécie de segunda fase, com os verdadeiros peões que farão parte do nosso cotidiano por mais de três meses, até o fim deste ano", acrescenta Marcelo Silva.

A esperar que o reality mantenha o pique e ofereça bom entretenimento pelos próximos 90 dias.

Stycer recomenda
Adnet, quem precisa de Rolando Lero numa hora dessas?

Confirmado: após 9 anos, SBT dispensa Rachel Sheherazade

Heraldo Pereira analisa racismo no Brasil: 'Diferenças são inconcebíveis'

Caetano: "Eu sou menos liberaloide do que era há dois anos"

Melhor da semana
Ao refazer "Pantanal", Globo acerta contas com erro crasso do passado

Pior da semana
Em fala, Bolsonaro reproduz editorial de Roberto Marinho; JN cita panelaço

Podcast
"Pantanal" vai ganhar remake na Globo: quem será a nova Juma?

Uma versão deste texto foi publicada originalmente na newsletter UOL Vê TV, que é enviada às quintas-feiras por e-mail. Para receber, gratuitamente, é só se cadastrar aqui.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.