Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Precisamos de mais Neto no futebol e menos Sikêra na televisão

Neto vive grande fase no "Donos da Bola" - Reprodução/Band
Neto vive grande fase no 'Donos da Bola' Imagem: Reprodução/Band

Colunista do UOL

30/06/2021 15h43

O ex-jogador Neto vive uma grande fase, ao menos em seus discursos na televisão. Ele já havia dado show na última segunda-feira ao falar sobre o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Agora, mais uma vez foi preciso ao combater os absurdos ditos por Sikêra Jr. na Rede TV!.

Mas acho que o Sikêra já teve mais espaço do que merecia. Então, vamos reservar o espaço para exaltar o discurso do ex-jogador Neto no "Donos da Bola".

Mas por quê? Porque boa parte do público que consome seu programa esportivo diariamente ainda tem muito preconceito e precisa aprender. Neto fala para o futebol, uma modalidade extremamente homofóbica que nenhum jogador pode falar abertamente que é gay. Se falar, vai virar "piada" para os rivais e até a própria torcida pode rejeitá-lo, pois é um ambiente muito tóxico.

Neto tem razão que a TV "não pode ter um pseudojornalista falando o que falou sobre homossexuais". E o ex-jogador segue certo ao falar que Sikêra foi homofóbico mesmo após pedido de desculpa. Afinal, ele ressaltou que é contra educar crianças para respeitar o público LGBTQIA+ e só pediu desculpas após seu contratante perder patrocínios.

Na segunda, o ex-jogador já havia usado seu programa para falar sobre a importância de respeito e de como o mundo pode melhorar.

"Esse mundo precisa aprender que a gente não tem de ter preconceito com absolutamente nada. A importância de ser pessoa melhor, tantas pessoas morrem em relação à orientação sexual. Tem de ter orgulho de poder ter essas imagens do mundo de hoje. O mundo precisa disso. Um beijo carinhoso. Vocês são muito melhores que aquelas pessoas que são héteros e acham que mandam no mundo e não mandam nada."

O ex-jogador hoje ainda criticou a fala de Fernanda Venturini sobre tomar vacina para poder viajar. Também já condenou aglomeração de esportistas e fez críticas duras ao governo no combate da pandemia.

Neto já pode ter errado muitas vezes no que falou e provavelmente fará o mesmo no futuro. Mas é inegável que é uma das vozes mais importantes do futebol atualmente.

UOL

Leandro Carneiro

Editor de Splash, viciado por qualquer tipo de reality show, inclusive aqueles que os famosos vivem na vida real. Jornalista há mais de 10 anos e palpiteiro desde sempre. Se o assunto for esporte, entro em campo também.