Topo

Histórico

Fefito

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vitória de Arthur no 'BBB' confirma: Brasil gosta de histórias de redenção

Colunista do UOL

27/04/2022 01h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O "BBB 22" chegou ao fim nesta terça-feira (26) com desfecho exatamente como se imaginava: Arthur Aguiar sagrou-se campeão do programa com 68,96% dos votos. Embora emocionante para os fãs do ator, o resultado do reality show foi extremamente previsível e desenhado desde a terceira semana do jogo. Não se pode, no entanto, tirar o mérito do vencedor. Em uma edição morna, na qual boa parte do elenco tinha medo de se comprometer, ele ousou jogar.

A estratégia utilizada por Arthur, no entanto, não é exatamente nova. Ao invés de jogar com os colegas, preferiu jogar com o público. Ao levar votos, isolava-se. Ao não ser escolhido, deitava e dormia. Ainda que pertencesse a um grupo numeroso, o ator fez com que boa parte da audiência acreditasse que ele era excluído pelos companheiros. Do lado de fora, a forte campanha promovida por perfis populares nas redes sociais e pela esposa, Maíra Cardi, também colaborou fortemente para que sua narrativa emplacasse.

O artifício usado dentro da casa não é exatamente novo. Criar uma história para o lado de fora já foi utilizado por muitos vencedores. A máquina de marketing, no entanto, é fenômeno ainda recente no "BBB". Arthur teve a seu favor, ainda, uma história de redenção. O país, que acompanhou as múltiplas acusações de traição, quis crer na mudança, na retomada da vida em um novo rumo. Essa novela agora terá de ser acompanhada no mundo real. Com R$ 1,5 milhão a mais na conta e papel garantido em uma próxima novela da Globo.