Topo

Histórico

Fefito

'A Fazenda': Stéfani deixou de jogar para se livrar da fama de briguenta

Stéfani Bays durante a grande final de "A Fazenda": terceira colocada no jogo - Reprodução/RecordTV
Stéfani Bays durante a grande final de "A Fazenda": terceira colocada no jogo Imagem: Reprodução/RecordTV

Colunista do UOL

18/12/2020 00h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Influenciadora quis usar "A Fazenda" para se livrar da fama de briguenta no "De Férias com o Ex"
  • Ao evitar conflitos e grudar em Mirella, Stéfani perdeu a chance de solidificar amizades, mas desabrochou após saída da funkeira
  • Maquiadora tinha consciência de que usou reality para reposicionar imagem e com isso poderia frustrar expectativas

Nas duas vezes em que participou do "De Férias com o Ex", Stéfani Bays não deixou pedra sobre pedra. De personalidade forte, bateu de frente com homens tóxicos, foi alvo de agressão e também declarou guerra a Lipe Ribeiro, com quem ficaria confinada em "A Fazenda". Tantos conflitos acabaram por criar sobre a maquiadora uma pressão para que ela seguisse disposta a comprar brigas no reality da Record. A fama que perseguiu Stéfani pareceu também ter originado uma espécie de estresse pós-traumático: cansada de ter fama de barraqueira, ela quis usar o programa como uma maneira de reposicionar sua imagem.

Quem assistiu "A Fazenda" percebeu de cara: ao invés de bater de frente com Lipe, Stéfani preferiu se aliar ao antigo rival. Embora tivesse nítida antipatia por Biel, evitou maiores discussões. Ao perceber que as amigas combinavam voto, mudava de ambiente. A influenciadora tentou a todo custo fugir de confusão e, inevitavelmente, frustrou as expectativas de quem esperava vê-la quebrando garrafas novamente. Consciente de sua tentativa de escapar do julgamento que sofreu após o "De Férias com o Ex", a maquiadora deu mostras de que sabia que não estava cumprindo o papel que esperavam dela.

Ao mesmo tempo, ao aliar-se com Mirella, Stéfani acabou ofuscada pela amiga. Para fazer companhia à funkeira, que passou a maior parte do tempo no quarto dormindo e se maquiando, a influenciadora perdeu a chance de solidificar outras alianças e ir mais longe no reality show. Da mesma maneira, faltou a ela o discernimento de entender que Raissa Barbosa foi abraçada pelo público aqui fora e estava completamente entregue à sua amizade. Para sua sorte, ganhou uma segunda chance e desabrochou depois da saída da funkeira.

Não dá para julgar Stéfani por não querer ser conhecida por apenas uma característica de sua personalidade. Ela mostrou que era muito mais do que uma garota briguenta, mas perdeu a oportunidade mergulhar de cabeça no jogo. Para ela, foi mais vantajoso fugir dos conflitos para evitar uma possível roça. Virou, sim, uma boa amiga para suas aliadas e foi fundamental para Jojo Todynho nos últimos dias. O problema é que o julgamento popular vem de um jeito ou de outro. Ainda assim, a estratégia compensou: ela chegou à final muito querida por parte da audiência.