Topo

Histórico

Fefito

'A Fazenda' transforma em rotina erros em suas provas e dinâmicas

Jojo Todynho ganhou a prova, mas o resultado foi suspenso - Reprodução/RecordTV
Jojo Todynho ganhou a prova, mas o resultado foi suspenso Imagem: Reprodução/RecordTV

Colunista do UOL

10/12/2020 00h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Mais uma vez a prova do fazendeiro dá problema e exige rechecagem por parte da produção
  • Marcos Mion chegou a confirmar que estava tudo certo, mas teve de voltar atrás no ar
  • 'A Fazenda" talvez precise investir em provas menos complexas para evitar problemas

Tudo normal no reino da "fazendola". Como de costume, alguma das dinâmicas do reality show da Record dá problema. Desta vez, Biel manteve o silêncio enquanto segurava o poder do fogo e não houve erro de matemática, mas, ainda assim, a emissora se viu em apuros com a atual Prova do Fazendeiro.

O objetivo era simples: os peões deveriam jogar bolinhas em um quadro para quebrar as cores que representavam seus rivais. A cor que sobrasse intacta, por último, permaneceria. Ou seja: os participantes se eliminariam. Ocorre que a produção parece ter esquecido de atentar para dois fatos: 1) as telas não quebravam facilmente, algumas pareciam inteiras mesmo quando furadas; 2) não pediram para Marcos Mion avisar quem seria o primeiro eliminado - quem teve suas placas quebradas primeiro.

Sendo assim, Lipe Ribeiro e Stéfani Bays continuaram jogando mesmo com suas placas quebradas e Jojo Todynho virou fazendeira. Mas o erro é crasso e óbvio: quem perdeu todas as cores primeiro, deveria ter saído do jogo e não seguido atirando no alvo.

Assim como ocorreu no episódio da "Prova de Fogo", quando Marcos Mion teve de afirmar que Biel nada fez de errado ao contar o segredo da vez para Victoria Villarim para depois voltar atrás, a direção de "A Fazenda" fez novamente que o apresentador garantisse a segurança da decisão. Depois, novamente, reviu o resultado e pediu calma aos espectadores.

Talvez falte ao programa ser menos ansioso ao analisar questões complexas. Ou elaborar provas mais simples. O "BBB" já provou que uma simples brincadeira de tirar palitinhos premiados pode ser mais empolgado que um treino de crossfit inteiro ou uma tentativa de emular as "Olimpíadas do Faustão". Outra opção é entender que os erros farão parte e incorporá-los à rotina da atração. Toda semana um tira-teima do dia anterior.