Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Toyota Bandeirante atravessa 7 km submerso e quebra recorde

Colunista do UOL

16/08/2023 15h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um grupo de entusiastas de carros na Austrália dirigiu recentemente um Toyota Bandeirante 1978 por 7km no fundo do oceano, estabelecendo um novo recorde mundial para a viagem subaquática mais longa.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na manhã de 29 de julho, um Toyota LandCruiser laranja entrou no mar do norte da Austrália sob aplausos de dezenas de pessoas reunidas em Mandorah Beach para uma tentativa histórica. O carro foi comprado online por um grupo de amigos por cerca de US$ 5.000 e, a equipe, composta por vários engenheiros mecânicos e mergulhadores, começou convertendo o velho Toyota em um veículo elétrico. Em seguida, para melhorar a natureza já à prova d'água do sistema de transmissão, todos os componentes foram ainda mais isolados com óleo de silicone. Dessa forma, se a água entrar no sistema de transmissão, o óleo vazará e protegerá os componentes internos.

j - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em seguida, os pneus convencionais foram trocados por dois pares de Maxxis Trepador que aguentavam o fundo do mar arenoso. Só que não podiam ser enchidos com ar, pois dariam muita flutuabilidade, então eram enchidos com água, fazendo com que seu peso chegasse a 150 quilos cada. Embora estivessem confiantes de que o trem de força aguentaria a pressão, eles testaram o carro apenas uma vez em água salgada antes de tentar o passeio subaquático mais longo do mundo.