Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

BBB 21 - Final: apresentação de Lucas e Projota dá novo sentido ao reality

Projota e Lucas Penteado se abraçam na final - Reprodução/ Globoplay
Projota e Lucas Penteado se abraçam na final Imagem: Reprodução/ Globoplay

Colunista do UOL

05/05/2021 11h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a certeza da vitória de Juliette, a final do BBB 21 não prometia muitas novidades. O roteiro já estava pronto, e as atrações musicais Pocah, Karol Conká, Rodolffo e Projota foram previamente anunciadas. O que a gente não esperava era Lucas Penteado aparecer no palco durante a apresentação de Projota para os dois cantarem a canção "Muleque de Vila" juntos.

Fim do BBB, vida nova

O BBB é um reality show em que a emoção mora no imprevisível. Foi assim com a saída prematura de Lucas do programa e também com o seu retorno à casa mais vigiada do Brasil. Se antes o sentimento foi de tristeza, angústia, raiva e decepção, dessa vez foi a alegria tomou conta. Uma alegria bonita e capaz de arrancar lágrimas de Tiago Leifert.

Lucas deixou o BBB pela porta de trás e voltou pela da frente para mostrar que todos podem errar, inclusive ele, mas que também são capazes de se redimir. Projota saiu do programa com alta rejeição, e o fato de ter tratado tão mal o ator, seu fã declarado, pesou bastante nisso. Na final do reality, juntos, eles deram um claro sinal para o público de que é possível recomeçar após os deslizes cometidos.

BBB da Redenção

O BBB 21 tinha tudo para ficar marcado como o BBB do cancelamento. Porém, em sua reta final, a Globo trabalhou para inverter essa lógica. A emissora fez isso para o bem do próprio programa, mas também daqueles que se tornaram os maiores alvos de críticas durante a atual edição.

A apresentação de Lucas e Projota foi parte desse movimento, assim como o documentário sobre Karol Conká, a participante mais rejeitada da história do BBB. Um dos momentos mais emocionantes do doc é justamente quando Karol assiste a um vídeo enviado por Lucas. Apesar de ter desistido de encontrar a rapper presencialmente para a gravação, o ator enviou uma mensagem sincera sobre perdão e redenção, e a deixou em lágrimas.

A presença dos cantores e ex-participantes para o show na final do programa também serviu para reforçar esse posicionamento da Globo. Com a escolha, a emissora deixou uma mensagem: nenhum deles é apenas o erro que cometeu dentro do BBB.