Zhangjiajie, uma janela mágica para a natureza

Localizada no oeste da província de Hunan, na China, a cidade de Zhangjiajie tem natureza exuberante, com montanhas que parecem moldadas como colunas mágicas, e os parques naturais da região de Wulingyuan com mais de 1,4 mil variedades de plantas e 110 espécies animais.
Veja também
- Expectativa x realidade: cartões-postais que são tomados por muvucas
- China proíbe raves na Grande Muralha
O espesso nevoeiro que cobre as partes altas das inumeráveis montanhas envolve de mistério uma área que ganhou fama mundial pelo filme "Avatar". O cineasta James Cameron se inspirou no lugar, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1992, para ambientar o longa.
Cerca de 3 mil relevos de formas cársticas que chegam a alcançar 1,5 mil metros de altura semeiam como agulhas gigantes o parque florestal e as árvores e plantas pontuam seus cumes e encostas.
As paredes das montanhas são perfeitas para praticar escalada, e os 300 quilômetros de trilhas permitem a prática do senderismo em uma região à qual se chega por teleférico e após uma viagem de uma hora de carro a partir de Zhangjiajie, uma moderna cidade de 1,7 milhão de pessoas fundada há somente 30 anos.
Em parte do parque fica o lago Baofeng, com águas verdes como jade e uma formosa paisagem natural cercada de montanhas e cascatas que podem ser contempladas em um passeio em barco.
Zhangjiajie possui também a montanha de Tianmen (Porta do Céu), catalogada como uma das mais belas do mundo e de 1,5 mil metros de altura, e à qual se chega no teleférico mais longo do mundo.
A viagem até o cume tem impressionantes vistas e falésias que causam vertigem, com duas pontes de vidro que rodeiam a montanha. A descida finaliza a experiência pela estrada das 99 curvas.
Duas falésias desta montanha estão unidas pela ponte de vidro, uma obra de engenharia de 430 metros de comprimento e 300 de altura desde onde é possível admirar a espetacular da natureza em Zhangjiajie e que desde sua inauguração, em agosto de 2016, foi visitada por 65 milhões de pessoas.
"Somos modelo turístico para todo o país" e "o objetivo é melhorar o nível de qualidade aos padrões mundiais", diz orgulhoso Guo Zhenggui, secretário-geral do Partido Comunista Chinês no município, a um grupo de jornalistas.
Um dos locais mais visitados da China, Zhianjiajie quer se abrir para o mundo e se promover como ponto turístico, para se tornar o principal destino turístico do país asiático.
"Nossas portas estão sempre abertas. No ano passado, tivemos a visita de 70 milhões de turistas nacionais, mas temos que melhorar as necessidades do turismo internacional. Queremos oferecer qualidade de serviço. A formação e colaboração internacional é uma parte muito importante".
Zhianjiajie "quer ser uma cidade verde", e a arborização alcança 70% de seu espaço e quer elevar essa percentagem.
O enclave, uma das zonas turísticas mais visitadas da China, na província central de Hunan, berço de Mao Zedong, conta com modernas infra-estruturas e a linha ferroviária que une o norte do país com as ilhas será inaugurada dentro de dois anos.
O entorno da cidade, cujo aeroporto faz conexão com 50 cidades chinesas e países próximos e tem uma importante oferta hoteleira de máxima qualidade, foi visitado no ano passado por cerca de 70 milhões de turistas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.