Cientistas desenvolvem algoritmo que reconhece beleza natural de lugares
Para pesquisadores, algoritmo, que dá notas de 1 a 10 sobre beleza de paisagens, pode ajudar na tomada de decisões sobre escolha de lugares para visitar.
Cientistas britânicos treinaram um computador para avaliar o quão bonita é uma paisagem natural ou urbana. Eles desenvolveram um algoritmo que dá notas em um ranking de 1 a 10 para fotografias de lugares.
O impressionante é que as avaliações se aproximam do que os humanos avaliaram. Ou seja, altas notas para campos de lavanda e pontos turísticos; e baixas, para estradas engarrafadas e prédios mal conservados.
Para conseguir chegar a este resultado, foram usadas 200 mil avaliações publicadas no ScenicOrNot, um site em que usuários dão notas sobre a beleza de fotografias ao redor do Reino Unido.
“Se podemos ter um algoritmo que consegue nos dizer rápido se um projeto é bonito ou não, isto poderia ajudar a tomada de decisões”, afirmou à BBC Chanuki Seresinhe, pesquisadora da Universidade de Warwick e uma das autoras do estudo.
Seresinhe também acredita que isto poderia ajudar políticas públicas a preservar determinadas áreas, por exemplo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.