Topo

Após vídeo, vilarejo suíço comparado com Maldivas é invadido por turistas

27/07/2017 16h30

Muitas pessoas ficariam honradas se sua cidade fosse comparada ao paradisíaco arquipélago das Ilhas Maldivas, no Oceano Índico. Mas esse não parece ser o caso do vilarejo de Lavertezzo, na Suíça.

Moradores dizem estar irritados com o recente influxo de turistas. O motivo seria um vídeo de cerca de 1 minuto feito por amigos italianos que passavam férias no vilarejo e publicado nas redes sociais.

Nas imagens, eles aparecem nadando nas águas cristalinas do rio Verzasca e enfatizando que Lavertezzo ficava a uma hora de carro de Milão, uma das principais cidades do norte da Itália. Foi o bastante para muitos usuários apelidarem o vilarejo de “Maldivas de Milão”. Lavertezzo fica perto da fronteira entre a Itália e a Suíça.

Em entrevista ao site italiano Ticino News, um morador afirmou que os turistas transformaram o local em um "banheiro a céu aberto" e que correm "seminus nas ruas".
A reportagem observou que “meias, cigarros e latas” foram abandonadas pelos visitantes no vilarejo. 

Já o prefeito de Lavertezzo, Roberto Bacciarini, adotou um tom mais diplomático. Ele admitiu que o vídeo "promoveu" a cidade, mas ressalvou que os autores "poderiam nos fazer um favor se pedissem a seus compatriotas para estacionarem seus carros de uma maneira ordenada e respeitarem as regras".