Topo

Guia da praia de nudismo: antes de ficar peladão, leia as dicas

Antes de se livrar das roupas para curtir praias paradisíacas, leia este guia - Getty Images
Antes de se livrar das roupas para curtir praias paradisíacas, leia este guia Imagem: Getty Images

Pedro Fonseca

Do UOL

21/12/2019 04h00

O que acontece se tiver uma ereção? Homem sozinho pode entrar? É permitido tirar fotos? Algumas dúvidas são inevitáveis quando o assunto é praia de nudismo - ou naturista, como preferem os mais puristas no lifestyle livre, leve e solto.

Para esclarecer mitos e verdades relacionados ao tema, conversamos com o presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Pedro Ribeiro. O resultado é nosso guia básico de bons modos na praia de nudismo, que você confere a seguir:

Quando eu tiro a roupa?

"Em algumas praias de nudismo é obrigatório tirar a roupa logo na entrada, como em Tambaba (PB). E você a carrega até o local que desejar se acomodar. Em outras praias, você entra vestido e tira a roupa no lugar que decidir ficar, como em Abricó (RJ). Vale conferir as regras de cada praia. Geralmente, uma placa na entrada orienta os visitantes sobre as regras locais".

O número de adeptos ao naturismo ultrapassa 250 mil pessoas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
O número de adeptos ao naturismo ultrapassa 250 mil pessoas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O que acontece se tenho uma ereção?

"Vai depender do tipo de ereção. Muitas pessoas têm uma espontânea por tensão ou algo do tipo. Quando isso acontece, você deve ficar discreto e tentar relaxar para que ela passe. Caso a situação demore, vá rapidamente até o mar ficar na água fria. Mas a ereção é algo que raramente acontece. O que sugiro é que não vá pensando nisso".

Preciso me cobrir ao entrar em um restaurante?

"Numa área naturista não precisa. O que se recomenda é que coloque uma canga onde for sentar por uma questão de higiene e respeito pelas outras pessoas. Isso também é uma recomendação para a praia: nunca sentar diretamente na areia se estiver nu ou nua".

Há seguranças vigiando as praias?

"Depende do local. A praia do Pinho (SC), do Abricó e Tambaba têm fiscalização e orientação. Geralmente, são pessoas pagas que circulam analisando se todos estão cumprindo as regras do naturismo. Quando é constatada alguma conduta desrespeitosa, o orientador vai até essa pessoa, explica o que está acontecendo, e pede para que mude de atitude. Se isso não acontecer, ela é convidada a se retirar da praia. Em casos mais extremos, a polícia pode ser acionada. Nas praias mais reservadas, quem faz esse papel de fiscal são os próprios naturistas".

Famílias com crianças podem entrar no lado naturista?

"O naturismo é para todas as idades, de zero a 99 anos. Em alguns locais, o nudismo é obrigatório a todos. Porém, há praias nas quais crianças até os 12 anos não precisam ficar sem roupa. Isso porque elas podem não estar preparadas para a experiência. Além disso, é mais difícil controlá-las para não sentarem peladas direto na areia, o que pode ocasionar doenças".

É fundamental para frequentar uma praia, seja ela qual for, o respeito às pessoas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Mulheres podem entrar sozinhas ou acompanhadas nas praias, diferente dos homens
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Homem desacompanhado entra?

"A permissão varia de acordo com o local. Em Tambaba e na praia do Pinho só entram homens desacompanhados de mulheres se apresentarem o cartão da Federação Internacional de Naturismo com selo do ano vigente. Em outras praias, não. No Abricó e Galheta (SC), por exemplo, qualquer pessoa entra. Nas outras praias, existe uma área para homens desacompanhados, mas você pode falar com a organização local para pedir permissão e conseguir circular na área comum".

Existem taxas para se usar a praia?

"Não existem taxas, a praia é pública".

Pode tirar foto ou é proibido?

"Pode fotografar à vontade, contanto que sejam apenas imagens de você ou quem estiver junto. Não é permitido tirar fotos de mais ninguém sem autorização".

Posso levar animais de estimação?

"Não se deve levar animais a locais naturistas porque, principalmente os cães, têm comportamento inusitado. Eles simplesmente defecam e urinam em qualquer lugar. O problema disso é que você pode sentar em seus dejetos e contrair doenças".

Menores de idade não podem frequentar praias sem estarem acompanhados dos pais - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Menores de idade não podem frequentar praias sem estarem acompanhados dos pais
Imagem: Getty Images/iStockphoto

É verdade que não podemos usar óculos de sol?

"Isso é fake news, uma lenda urbana. É claro que você pode usar óculos de sol. Ele é um protetor da vista, da mesma forma que você usa o protetor solar no corpo".

É obrigatório tirar a roupa?

"Em algumas sim, em outras não. Cada local tem regras específicas. Mas raramente você encontrará uma que não seja obrigatório. É interessante se informar sobre as normas da praia que pretende visitar. A pergunta-chave é: por que você iria a uma praia naturista para não tirar a roupa?".

Menor de idade pode entrar desacompanhado?

"Claro que só pode entrar se estiver acompanhado de seus pais ou responsáveis legais. Poucos sabem, mas em praias normais menores de idade também não podem entrar sozinhos".