Topo

Mural com pênis gigante em prédio de 5 andares gera polêmica em Estocolmo

O polêmico mural nas ruas de Estocolmo - Reprodução/Instagram
O polêmico mural nas ruas de Estocolmo Imagem: Reprodução/Instagram

do UOL, em São Paulo

16/04/2018 11h16

Depois do surgimento de um pênis rosa em uma fachada de um prédio na véspera do Natal em Nova York, esta é a vez de outro mural fálico, na lateral de um prédio de cinco andares em Estocolmo, na Suécia.

O pênis azul foi pintado — assim como a obra anterior, já coberta — pela artista sueca Carolina Falkholt, que batizou a criação que tem por objetivo "discutir sexualidade, corpo e gênero" com a expressão: "F*da-se o mundo". 

Veja também

No entanto, a arte deve ter o mesmo destino de sua antecessora, já que gerou polêmica no bairro. Diversas queixas já foram feitas por vizinhos do mural desde que foi erguido na última quarta, 11.

A Atrium Ljungberg, empresa que administra a rua, se posicionou sobre o tema ao jornal sueco "Aftonblade" garantindo que irão respeitar as opiniões dos moradores.

"Cultura e arte são importantes ao desenvolver ambientes urbanos interessantes", afirmou Camilla Klimt, gerente de marketing da empresa ao jornal inglês "The Guardian". "Claro que nos importamos com liberdade artística. Mas, ao mesmo t​empo, temos que respeitar as opiniões dos vizinhos".

Cidadãos descontentes anexaram cartazes no mural pedindo qu​e a artista mantivesse "s​eu pênis guardado".