Topo

Por que esta praia da Califórnia é coberta de vidros coloridos?

Antigo depósito de lixo, a Glass Beach exibe pedaços coloridos de garrafas e outros objetos de vidro - Lisa Nottingham/www.flickr.com/photos/lyssah/16953005196
Antigo depósito de lixo, a Glass Beach exibe pedaços coloridos de garrafas e outros objetos de vidro Imagem: Lisa Nottingham/www.flickr.com/photos/lyssah/16953005196

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

11/04/2018 04h00

Areia fofa é o que muitos turistas buscam na hora de escolher uma praia para passar as férias. Porém, no Estado norte-americano da Califórnia, há uma área litorânea que exibe quase que o oposto desta imagem de sonho de verão.

Trata-se da Glass Beach, localizada na região da cidade de Fort Bragg e cujo terreno é parcialmente coberto de vidro. E o que, à primeira vista, parece assustador, acabou se tornando uma característica que atrai muitos turistas ao local.

Os fragmentos encontrados na Glass Beach podem até virar obra de arte - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Os fragmentos encontrados na Glass Beach podem até virar obra de arte
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Aqui, os visitantes ingressam em uma orla cercada por formações rochosas e banhada por um mar relativamente calmo, e, subitamente, se veem caminhando sobre milhares de pedaços de vidros coloridos (a maioria deles não cortante ou pontiagudo).

Quando o sol está forte, o verde, o azul, o vermelho e até o marrom destes fragmentos ganham mais intensidade, criando oportunidade para ótimas fotografias. 

Leia também

Visitante segura fragmentos coloridos que existem na Glass Beach, na Califórnia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Visitante segura fragmentos coloridos que existem na Glass Beach, na Califórnia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

À primeira vista, aparenta ser um cenário montado pelas mãos de um decorador, mas a história da Glass Beach é bem diferente disso. 

Antigo depósito de lixo

Até o anos 1960, a Glass Beach foi um complexo de depósitos de lixo gerado por residências e empresas de Fort Bragg e redondezas.

No decorrer dos anos, garrafas e outros objetos de vidro que haviam sido descartados no local foram sendo quebrados e moldados em pequenos fragmentos sem pontas pelo movimento do mar.

Os pedaços de vidro da Glass Beach foram moldados pelo movimento do mar - Ggerdel/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en - Ggerdel/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en
Os pedaços de vidro da Glass Beach foram moldados pelo movimento do mar
Imagem: Ggerdel/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

Durante um projeto governamental para limpar a região, muitos dos detritos (que incluíam até carcaças de automóveis) foram removidos da orla, mas os pedacinhos de vidro ficaram por lá, dando uma aparência única a esta área litorânea da Califórnia.

Hoje, a Glass Beach é muito visitada por turistas com filhos pequenos: as crianças costumam se divertir caçando os detritos mais coloridos ou aqueles com as formas mais exóticas do terreno.

Detalhes dos fragmentos coloridos encontrados na Glass Beach, nos Estados Unidos - Ryanx7/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en - Ryanx7/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en
Detalhes dos fragmentos coloridos encontrados na Glass Beach, nos Estados Unidos
Imagem: Ryanx7/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

E muita gente acaba levando fragmentos de vidro para a casa, apesar da presença de placas desencorajando a prática, que estaria desfalcando a paisagem do lugar. 

A Glass Beach é realmente capaz de impressionar pessoas do mundo inteiro: em 2016, o destino americano foi eleito uma das "50 melhores praias do mundo" pelo jornal britânico "The Guardian". 

A Glass Beach fica na região norte da Califórnia, a aproximadamente 265 quilômetros da cidade de San Francisco.

A Glass Beach fica na região norte do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos - Eric Lin/www.flickr.com/photos/phonescoop/1451454340 - Eric Lin/www.flickr.com/photos/phonescoop/1451454340
A Glass Beach fica na região norte do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos
Imagem: Eric Lin/www.flickr.com/photos/phonescoop/1451454340