Topo

Na África, turistas encaram a piscina natural mais assustadora do mundo

Na "Piscina do Diabo", turistas ficam à beira de um abismo com mais de 100 metros de altura - Joe Pyrek/Creative Commons
Na "Piscina do Diabo", turistas ficam à beira de um abismo com mais de 100 metros de altura Imagem: Joe Pyrek/Creative Commons

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

04/04/2018 04h00

A África tem uma atração turística de beleza paradisíaca e nome infernal: é a Devil's Pool (ou "Piscina do Diabo"), uma piscina natural que, definitivamente, não é indicada para quem sofre de vertigem. 

Ela fica à beira de um precipício com cerca de 100 metros de altura, em uma área das cataratas conhecidas como Victoria  Falls, na Zâmbia.

A Devil's Pool fica na região das cataratas Victoria Falls, na Zâmbia - Ian Restall/Creative Commons - Ian Restall/Creative Commons
A Devil's Pool fica na região das cataratas Victoria Falls, na Zâmbia
Imagem: Ian Restall/Creative Commons

Durante as épocas mais secas do ano (geralmente entre os meses de agosto e janeiro), há uma diminuição no nível do rio Zambezi (que abastece as cachoeiras), fazendo com que sua água se acumule em um terreno erodido que existe no topo da região das Victoria Falls, bem ao lado de um abismo, formando a "Piscina do Diabo". 

E o que, à primeira vista, parece um lugar perigoso para ser evitado a qualquer custo, acabou se tornando uma popular atração turística para quem visita a Zâmbia.

Imagem mostra turistas curtindo a paisagem assustadora da Devil's Pool - Meraj Chhaya/Creative Commons - Meraj Chhaya/Creative Commons
Imagem mostra turistas curtindo a paisagem assustadora da Devil's Pool
Imagem: Meraj Chhaya/Creative Commons

Aqui, a graça é entrar na água da Devil's Pool e ousar chegar perto de sua margem.

A paisagem tem tudo para provocar medo e, ao mesmo tempo, fascínio: do local, é possível ter uma visão inesquecível de parte da área das cataratas, que, por sua imponência natural, são consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco.

Mesmo em épocas mais secas, o barulho das quedas d'água que continuam fluindo ao redor da Devil's Pool é muito alto: não à toa, as Victoria Falls são chamadas por zambianos de Mosi-oa-Tunya (algo como "a fumaça que troveja"). E, não raro, um arco-íris aparece no meio do cenário. 

Mesmo perto de um precipício, turista se joga na água da "Piscina do Diabo" - Joe Pyrek/Creative Commons - Joe Pyrek/Creative Commons
Mesmo perto de um precipício, turista se joga na água da "Piscina do Diabo"
Imagem: Joe Pyrek/Creative Commons

Guias necessários

É necessário pegar uma embarcação até a chamada ilha Livingstone, geralmente sob o forte sol africano, para chegar até a Devil's Pool. Depois de aguentar o calor na cabeça, um dos primeiros impulsos do turista será, provavelmente, o de se jogar com tudo na água. 

Ao fundo da foto, é possível ver turistas curtindo a "Piscina do Diabo" à beira do precipício - Getty Images - Getty Images
Ao fundo da foto, é possível ver turistas curtindo a "Piscina do Diabo" à beira do abismo
Imagem: Getty Images

Mas é preciso ter cuidado: mesmo com o nível do rio Zambezi baixo, há correnteza dentro da piscina natural, que pode empurrar os viajantes para bem perto da beira do precipício. 

Por isso, o tour deve ser feito na companhia de guias locais, que podem avaliar se, na hora da visita, a Devil's Pool oferece um ambiente seguro (eles também costumam ter a habilidade de segurar a pessoa caso ela seja perigosamente arrastada pela água). 

Entre as empresas que promovem tours à "Piscina do Diabo" estão a agência Shearwater Victoria Falls e o hotel Tongabezi

Victoria Falls - Thinkstock - Thinkstock
As Victoria Falls estão entre os destinos naturais mais lindos da África
Imagem: Thinkstock