Topo

Conheça os destinos onde foram gravados os filmes indicados ao Oscar 2018

Do UOL

28/02/2018 15h18

Se você está se preparando para acompanhar a cerimônia do Oscar, que acontece neste domingo (4), os cenários dos filmes indicados são uma ótima pedida para ficar ainda mais por dentro da maior festa do cinema.

O buscador de viagens Skyscanner elencou algumas das paisagens exploradas nas telonas e dá dicas para estes lugares:

Veja também

"Me chame pelo seu nome" (Lombardia, Itália)

Timothee Chalamet e Armie Hammer no filme "Me Chame Pelo Seu Nome" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mesmo sendo baseado no livro homônimo de André Aciman que se passa na Riviera Italiana, o longa foi gravado em diversas cidades da província de Cremona, na região da Lombardia.

Cidadezinhas históricas como Crema, Montodin, Ripalta, Pandino e Moscazzano são pano de fundo para o romance entre o adolescente Elio e o pesquisador acadêmico Oliver. Essas localidades podem ser facilmente acessadas de carro e fazer parte de um roteiro fascinante pela Itália.

Sirmione, Lombardia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Outra cidade muito bonita é Sirmione, à beira do Lago de Garda, onde se passa a cena da descoberta arqueológica. Também na beira do lago estão as igualmente belas Grutas de Catullo.

"Lady Bird" (Sacramento, Califórnia, EUA)

Lady Bird - A Hora de Voar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Embora não seja tão conhecida quanto Los Angeles, São Francisco e San Diego, Sacramento é a capital da Califórnia. Além de visitar o Capitólio, um passeio bacana de fazer na cidade é conhecer o centro antigo, um bairro histórico preservado, que remete diretamente aos filmes de velho oeste.

Sacramento, Califórnia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

É possível aproveitar também o Rio Sacramento, tanto em um passeio de barco quanto em uma caminhada pelo calçadão. Ao logo do trajeto o viajante pode avistar restaurantes, bares e a Tower Bridge Gateway, a famosa ponte dourada.

"The Post" (White Plains, New Rochelle e Nova York, EUA)

The Post: a guerra secreta - Reprodução/Mint Press News - Reprodução/Mint Press News
Imagem: Reprodução/Mint Press News

O filme foi gravado principalmente no Estado de Nova York, nas cidades de White Plains, New Rochelle e Nova York, especificamente, em Manhattan. Enquanto as duas primeiras cidades são mais pacatas e pouco ou nada voltadas para o turismo, em Nova York se encontra tantas atrações que são necessários pelo menos três dias para aproveitar a cidade desde os passeios até as compras.

Nova York - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Dentre as atrações, não deixe de visitar o Empire State Building; a Grand Central Station, talvez a estação de trens mais famosa de Hollywood; o Central Park; os museus MoMA e Guggenheim; a cosmopolita Times Square; a clássica Ponte do Brooklyn; a praia de Coney Island; e a Estátua da Liberdade.

"A Forma da Água" (Ontário, Canadá)

A Forma da Água - Reprodução/Hard Musica - Reprodução/Hard Musica
Imagem: Reprodução/Hard Musica

Mesmo sendo gravada em Toronto, a trama é ambientada em Baltimore (Maryland, EUA) durante a Guerra Fria, por volta do ano de 1963.

Segundo o site Atlas of Wonders, o Centro de Pesquisa Occam Aerospace e o apartamento de Elisa foram filmados no Cinespace Studios, e o lado de fora foi gravado no campus de Scarborough da Universidade de Toronto. O belo Elgin Theatre também aparece no filme (dando vida a um cinema) e está localizado exatamente embaixo do apartamento de Elisa, a personagem principal. O rio Don, ao redor do canal Keating, do Lake Shore Boulevard E e da rua Villiers, foi palco para as cenas nas docas.

Dunquerque Toronto, Canadá - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images


Se você for a Toronto, além de visitar as locações do filme, não deixe de subir na CN Tower, um dos mirantes mais incríveis do mundo, e de visitar o castelo Casa Loma, do século 18. A atmosfera vibrante e cultural de Toronto convida os visitantes a passearem por museus e galerias e a curtirem a vida noturna agitada – um dos motivos para conhecer o Canadá o quanto antes.

"O Destino de Uma Nação" (Manchester, Yorkshire e Londres, Inglaterra, Reino Unido)

Gary Oldman em cena de "O Destino de Uma Nação" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O filme se passa em Londres, e mesmo tendo o verdadeiro Parlamento do Reino Unido à disposição no Palácio de Westminster (Houses of Parliament), apenas a sala St Stephen’s Hall foi utilizada nas filmagens. A equipe de produção preferiu reconstruir o ambiente do Parlamento, pois algumas reformas haviam modificado a aparência original da tribuna e o espaço não era o ideal para lidar com as câmeras espalhadas pela sala. Para representar o palácio também foram utilizadas locações na cidade de Manchester, como a Câmara Municipal e a biblioteca John Rylands.

Ponte de Westminster - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

As filmagens na Downing Street, a residência oficial e o escritório do primeiro-ministro do Reino Unido, também foram feitas parte na locação, parte em um set, além de terem sido modificadas na pós-produção. Para representar o Palácio de Buckingham, a equipe usou como locação o Wentworth Woodhouse, em Yorkshire.

Para que você não precise percorrer todos estes destinos em busca das cenas do filme, basta ir aos Palácios de Westminster e de Buckingham, fazer o passeio turístico e se encantar com a arquitetura e opulência das construções reais britânicas.

"Dunkirk" (França, Reino Unido, Holanda e EUA)

Dunkirk - Reprodução/Scroll - Reprodução/Scroll
Imagem: Reprodução/Scroll

Para ambientar o longa, foram escolhidas locações na Holanda, Reino Unido, EUA e, claro, França. Muitas cenas foram filmadas exatamente nos mesmos locais e na mesma época do ano em que ocorreu a evacuação em 1940. Até hoje, a cidade de Dunquerque possui várias homenagens que remetem à esta batalha, inclusive um memorial com explicações detalhadas, mapas, armas e uniformes usados pelos soldados durante a operação de resgate.

Dunquirque - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O porto da cidadezinha de pescadores Urk, na Holanda, também foi cenário para o longa. Tipicamente portuária, Urk tem casinhas antigas que proporcionam aos visitantes uma volta no tempo. Outra bela escolha de locação foi a região de Dorset, no Reino Unido. Não só o porto de Weymouth foi utilizado como cenário, como também Costa Jurássica, parte do litoral britânico recortada por enormes falésias e dona de paisagens estonteantes.

"Corra!" (Fairhope, Alabama, EUA)

Os bastidores do filme "Corra!" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Suspense à parte, Fairhope, no Alabama, é uma das cidades mais tranquilas dos Estados Unidos, com um ar de cidade do interior. Os visitantes e moradores costumam aproveitar a beira da Mobile Bay para passear, andar de bicicleta e curtir o pôr do sol, além de irem com frequência às praias do Golfo do México, conhecidas por suas “areias de açúcar”, de tão claros e fininhos que são os grãos de areia.

Fairhope, Alabama - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A cerca de meia hora do centro de Fairhope, está localizada uma das maravilhas naturais do Alabama, a Mobile Tensaw Delta. Com 260 mil hectares, é um dos ecossistemas mais diversos do país, com pântanos e baías, onde é possível avistar diversos pássaros, tartarugas e jacarés.

"Trama fantasma" (Londres e Yorkshire, Reino Unido)

O ator Daniel Day-Lewis em cena de "Trama Fantasma" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As paisagens do filme são fascinantes e inspiram um belo roteiro pelo Reino Unido. Robin Hood's Bay, um vilarejo perto da cidade de Whitby, no Parque Nacional de North York, é uma das locações mais utilizadas, especialmente em função do porto, com a arquitetura ainda preservada em estilo colonial, e do hotel onde o Reynolds e Alma se conhecem.

Yorkshire, Reino Unido - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images


Outros vilarejos charmosos onde as cenas foram gravadas são Staithes, Ravenscar, Lythe e Blackpool. A casa onde Reynolds e sua irmã moram e, mais tarde, para onde Alma também vai morar, é uma incrível mansão na Fitzroy Square, no centro de Londres.

"Três anúncios para um crime" (Carolina do Norte, EUA)

Três Anúncios Para um Crime - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O longa se passa na cidade fictícia de Ebbing, no estado americano de Missouri. Para ambientar Ebbing, a cidade escolhida foi a pequena Sylva, em Carolina do Norte, porta de entrada para inúmeras atrações naturais estadunidenses. Segundo o site oficial de turismo da Carolina do Norte, Sylva conta com vários roteiros interessantes pela região, passando por locações do filme, belas paisagens e trilhas para caminhadas e ciclismo.

Na rua principal de Sylva, vale visitar a loja Sassy Frass, que se tornou posto de polícia no longa, e Jackson's General Store, cujo andar superior é pano de fundo de uma cena crucial. A bela estrada onde estão os outdoors do filme é North Fork Left Fork Road, que circunda a cidade de Black Mountain.

Smoky Mountains, Carolina do Norte - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A pouco mais de 30 minutos de carro de Sylva estão o Parque Nacional Great Smoky Mountains, um dos dez parques nacionais nos EUA que você deve visitar, a Floresta Nacional de Nantahala e o Parque Estadual de Gorges, com várias cachoeiras pitorescas. A 15 minutos da cidade está o Blue Ridge Parkway, uma rota tranquila, com vista panorâmica, que une os estados de Carolina do Norte e Virgínia.

Bônus: Cerimônia do Oscar 2018 (Hollywood, Los Angeles, EUA)

O destino-bônus da lista é o próprio local da cerimônia de premiação: Hollywood. Localizada em Los Angeles, a cidade do cinema norte-americano sediará a 90ª edição cerimônia de premiação que acontecerá no dia 4 de março, às 17h, no Dolby Theatre.

Dolby Theatre - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Todos os anos, centenas de fãs aguardam ao redor do tapete vermelho – e atrás de uma grade de segurança – a chegada dos seus ídolos. Famílias, turistas, moradores da cidade e fãs incondicionais chegam pela manhã na rua Hollywood para garantir o lugar mais próximo possível ao desfile de celebridades e ficam esperando por muitas horas até que comece a movimentação de artistas.